Da Suécia, os Grace.Will.Fall apresentam o seu hardcore com influências metal, tornando tudo mais negro do que o normal. Grace.Will.Fall: hardcore metalizado por desígnio

Origem: Suécia
Género: hardcore
Novo lançamento: “Barren By Design” (Maio 2020)
Editora: Midsummer Records
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: Diogo Ferreira

Da Suécia, os Grace.Will.Fall apresentam o seu hardcore com influências metal, tornando tudo mais negro do que o normal.

«É a nossa gravação mais honesta e crua.»

Novo lançamento: «Este é o nosso quarto álbum, então queríamos fazer algo diferente quanto ao processo de gravação. É tudo gravado 100% analógico para fita. A mistura e masterização do vinil também foram feitas dessa forma. A ideia era fazer com que ouvissem músicas que nunca passaram por um computador em nenhuma fase. Obviamente, a versão stream teve que entrar no computador. Esse processo também significava que não podíamos polir as coisas da mesma maneira que numa gravação digital. Isso significa que esta é também a nossa gravação mais honesta e crua, o que também era o nosso objectivo.»

Conceito: «Gravámos 15 músicas para este álbum. Percebemos logo que muitas delas tinham um tema mais sombrio, musical e liricamente, do que as restantes. Então, estreitámos tudo para seguirmos esse fio-condutor. Musicalmente, mesmo que seja mais sombrio, segue os passos de discos anteriores, em que a criatividade é uma parte importante. Um bocado punk progressivo, se quiserem.»

Sonoridade: «Desde o início da banda, o som passou de ser mais screamo para ter algumas influências metal. Acho que se pode dizer que o nosso objectivo é soar ao caos de bandas como Converge, a progressividade de Dillinger Escape Plan e toda a atitude rock n’ roll do Bronx. Se é assim que soa, isso é outra questão.»

Review: É thrash metal? É punk? Cedo perceberás que é mesmo hardcore! Só porque a voz esganiçada e os riffs esgalhados não deixam margem para dúvidas de que se trata de hardcore europeu, ou sueco para sermos mais concretos. “Dicklike Tendencies” é uma faixa que vais querer ouvir pelo menos uma segunda vez, porque na sua simplicidade há muito para absorver e desfrutar repetidamente. Resumindo e concluindo, “Barren By Design” é um álbum que vais querer descobrir brevemente.