The Ogre: entidades mí(s)ticas
Subsolo 7 de Fevereiro, 2020 João Correia
Origem: Brasil
Género: death metal
Último lançamento: “Entity” (2019)
Editora: Sliptrick Records
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: João Correia
O burburinho underground em torno de The Ogre não é de agora, mas, com “Entity”, esta one-man band brasileira elevou a fasquia da originalidade e passou a dar mais que falar junto da comunidade internacional.
“Gosto muito de compositores de bandas sonoras de filmes como Hans Zimmer, assim como Junkie XL”
O que esperar: «“Entity” é o meu lançamento mais robusto até à data, estou mesmo orgulhoso de como todas as músicas se uniram e, pela resposta que recebi dos meus ouvintes, acho que consegui algo verdadeiramente especial. Lancei-o digitalmente em 2019 e no início de 2020 será lançado em formato CD pela Sliptrick Records, à qual agradeço pela parceria.»
Conceito: «“Entity” foi escrito com a intenção de levar o ouvinte através de uma jornada de histórias de terror, como se fosse um filme construído com diferentes ramos caóticos ameaçadores. Porque se trata de uma “one-man band”, é mais fácil de manter as letras e músicas em sincronia com a atmosfera. Li alguns livros sobre relatos reais de fantasmas para chegar ao lugar certo para fazer este trabalho, mas também tento lançar algumas músicas diferentes para que o álbum não se torne aborrecido.»
Influências: «Ouço IMENSAS bandas e música, do hard rock ao brutal death metal, e gosto muito de compositores de bandas sonoras de filmes como Hans Zimmer, assim como Junkie XL, por isso é muito evidente a liberdade que tenho com The Ogre para escrever qualquer coisa que me pareça bom. É por isso que alguns críticos e sites têm dificuldade em colocar um rótulo na banda, devido aos muitos estilos; algumas pessoas chamam-lhe de “Progressive Death Metal” e sinto-me confortável com isso.»
Review: De Vera Cruz chega-nos The Ogre, a visão de blackened death metal progressivo de Diogo Marins. A primeira coisa que escutamos com nitidez é o típico som extremo brasileiro, aquele cheirinho a agressividade insana que nomes como Sarcófago, Mystifier e Sextrash nos habituaram ao longo das décadas, mas com uma abordagem moderna e progressiva. Mas o tema “Phantasmagoria” é muito mais do que isso, com elementos de avantgarde como teclados introduzidos em secções específicas que elevam a música a outro patamar. Som actual com a garra dos anos 80/90.

Metal Hammer Portugal
Six Feet Under “Nightmares of the Decomposed”
Reviews Set 30, 2020
Amaranthe “Manifest”
Reviews Set 29, 2020
Enslaved “Utgard”
Reviews Set 29, 2020
DevilDriver “Dealing With Demons I”
Reviews Set 28, 2020
Neither: no olho da escuridão
Subsolo Set 29, 2020
Fearless End: para consumir sem medo
Subsolo Set 23, 2020
Fast Crash: atitude livre
Subsolo Set 14, 2020
Shemhamforash: escuridão majestosa
Subsolo Set 10, 2020