Stormburner: mitologia nórdica, versão heavy metal
Subsolo 9 de Março, 2020 Metal Hammer


Origem: Suécia
Género: heavy metal
Último lançamento: “Shadow Rising” (2019)
Editora: Pure Steel Records
Links: Facebook | Instagram
Entrevista: Diogo Ferreira | Review: João Correia
Em menos de cinco anos de existência e com um álbum de puro heavy metal deveras cativante, os Stormburner só mostram tendência a crescer no panorama.
«O nosso objectivo era simplesmente compor heavy metal.»
Objectivos: «O nosso objectivo era simplesmente compor heavy metal. Nunca tivemos ideias pré-concebidas sobre como queríamos que soasse. Apenas puro aço auditivo. Decidimos desde o início, quando formámos a banda em 2016, que dedicaríamos o nosso tempo e estaríamos 100% satisfeitos com tudo no álbum antes de lançá-lo. Tem a ver com tudo, como músicas, letras, produção e capa. Por exemplo, contratámos Ken Kelly (Manowar, Kiss, Rainbow) para fazer a capa. Contratámos o conhecido Ronny Hemlin (Steel Attack, Tad Morose) como nosso produtor, para garantir que obtínhamos a melhor produção possível. As pessoas podem esperar nada menos do que um álbum de heavy metal construído com pura paixão e dedicação.»
Conceito: «Queríamos incorporar a nossa tradição ancestral na letras e na capa, mas, para além disso, não há temas distintos. Só queríamos fazer um álbum épico de heavy metal, digno de abrigar esses contos e lendas.»
Evolução e referências: «Uma vez que é o nosso álbum de estreia, a nossa evolução musical ainda está para vir, mas temos a certeza de que estará dentro da mesma esfera do heavy metal. As nossas principais influências são Manowar, Judas Priest e Saxon, mas existem muitas outras bandas da NWOBHM que também nos inspiraram.»
Review: Conhecida por outras lides mais agressivas, a Suécia também nos oferece heavy/power metal de altíssima qualidade, como é fácil de constatar ouvindo os Stormburner. “We Burn”, de “Shadow Rising” (2019), é um exercício de metal clássico em que o principal instrumento é a voz altamente aguda e técnica de Micke Stark, que muito ajuda os outros instrumentistas a atingirem outro patamar. Se a tua onda é puro metal de meados dos anos 1980, se veneras Helloween e Sanctuary e até Agent Steel, dá uma oportunidade aos Stormburner. De nada.
Kabbalah “The Omen”
Reviews Jan 15, 2021
Satanize “Baphomet Altar Worship”
Reviews Jan 13, 2021
Dragony “Viribus Unitis”
Reviews Jan 12, 2021
Miss Lava “Doom Machine”
Reviews Jan 12, 2021
Lyonen: octanas de energia
Subsolo Jan 14, 2021
Chris Maragoth: âmago em pedaços
Subsolo Jan 14, 2021
Hurricane On Saturn: lutar e sobreviver
Subsolo Jan 14, 2021
Rich Davis: dança na chuva
Subsolo Jan 13, 2021