O vocalista dos Deftones, Chino Moreno, temeu que submeter-se a terapia faria com que os outros o vissem como «mentalmente instável». Chino Moreno (Deftones): «Tinha medo de fazer terapia»

O vocalista dos Deftones, Chino Moreno, temeu que submeter-se a terapia faria com que os outros o vissem como «mentalmente instável».

O frontman dos Deftones, Chino Moreno, falou com a Metal Hammer sobre a sua experiência com terapia e encorajou outros a não verem o processo como um sinal de fraqueza ou instabilidade.

Moreno admite ter-se sentido cada vez mais «isolado e solitário» após a mudança da sua família de Los Angeles para a pequena cidade de Bend, Oregon, há sete anos.

«Não é que estivesse a passar por alguma loucura», disse a Eleanor Goodman da Metal Hammer, «mas estava a tentar perceber: ‘Por que é que estou um bocado deprimido? Moro num lugar lindo, tenho trabalho e uma família é saudável e tudo mais… Por que é que estou tão agitado?’»

Tendo inicialmente rejeitado a ideia, o vocalista tomou finalmente a decisão de consultar um terapeuta, e dá crédito ao processo por lhe dar uma visão mais clara da vida.

«Durante muito tempo não quis fazer isto», admite. «Eu queria fazer, mas talvez estivesse com medo. E depois, uma vez que o fiz, foi do tipo: ‘Pá, por que é que não fiz isto há mais tempo? E por que é que existe um estigma associado a isto, se é que existe um? Ou por que é que pensei que havia um estigma associado a isto?’ Do tipo, se vais falar com alguém, é porque és mentalmente instável. É como admitir que tens um problema. Honestamente, acho que é uma daquelas coisas em que nem é preciso haver um problema, mas é apenas uma coisa saudável a fazer-se.»

«Agora sinto que a minha visão está muito mais clara. Isso não significa que já não há provações e tribulações com as quais a maioria dos humanos lida no quotidiano, mas sinto que há muito mais luz. Mesmo que se caminhe pela escuridão, parece que se sai na luz. Parece-me humano.»

A entrevista completa com Moreno, para além de conteúdos exclusivos sobre Corey Taylor, Black Sabbath, Svalbard, Power Trip e muito mais, pode ser lida na nova edição da Metal Hammer, que já está à venda.

O novo álbum dos Deftones, “Ohms”, tem data de lançamento a 25 de Setembro pela Warners. Duas faixas do álbum já estão em circulação, a faixa-título e “Genesis”. A Metal Hammer descreveu o álbum como «continuamente glorioso».

Consultar artigo original em inglês.