Age of Fire: ressuscitados pelo fogo
Subsolo 9 de Novembro, 2020 Metal Hammer
Origem: EUA
Género: heavy/prog metal
Último lançamento: “Shades of Shadow” (2020)
Editora: Sliptrick Records
Links: Facebook | Bandcamp
Ressuscitados recentemente, depois de um hiato que durou quase 30 anos, os Age of Fire partilham connosco o seu heavy metal melódico combinado com prog, thrash e hard rock.
«”Shades of Shadow” foi um grande salto para nós em muitos aspectos.»
O álbum: «”Shades of Shadow” foi um grande salto para nós em muitos aspectos. Tem seis faixas instrumentais que apresentam uma variedade de influências com o nosso próprio toque nelas, mas com a nova vocalista Laura Viglione em três faixas, estas são as jóias deste disco. Há também uma faixa thrash, a “Time Is Running Out”, com o vocalista anterior Greg C. Brown. Este CD também dá as boas-vindas a Mike Heck no baixo e bateria, bem como na gravação de algumas faixas, mistura e masterização. Sonicamente, este é um nível totalmente novo para nós e muito empolgante para as pessoas ouvirem. Temos sido muito afortunados por trabalhar com a Metal Coffee PR e com a Sliptrick Records, que nos dão visibilidade e alcance global. Com a pandemia, temos estado mais activos nas redes sociais e mal podemos esperar por actuar num futuro próximo.»
Conceito: «Não há um tema geral, mas tentamos homenagear algumas das pessoas que nos influenciam. Há partes de thrash, sinfónico e prog. Liricamente, “Crystal Ball” é uma homenagem a Dio. A expressão Age of Fire refere-se ao tempo antes do fim do mundo, portanto há alguns títulos e temas obscuros. A música instrumental exige um pouco mais do ouvinte, por não ser explicada em palavras, mas leva-o por uma jornada diferente. “Fairystones” é uma grande homenagem ao metal escandinavo. “High Speed Chase” é no estilo de Joe Satriani. Outras faixas são apenas música de Age of Fire. O nosso próximo disco está actualmente em desenvolvimento e será muito mais focado nas letras. Procurem por novas músicas após o primeiro dia de 2021.»
Influências e evolução: «O Greg tem as suas raízes no início dos anos 80, por isso, definitivamente, Metallica, Iron Maiden, Black Sabbath, Dio, Savatage, Queensrÿche, Helloween e bandas posteriores, como Pantera, Nevermore e Nightwish. Existem muitas. O Mike e a Laura cresceram mais nos anos 90 e trazem diferentes influências como Halestorm, The Smashing Pumpkins e Coheed and Cambria. No que diz respeito à evolução, começámos como uma banda thrash e separámo-nos em 1993. O Greg reavivou o catálogo antigo e lançou uma gravação da formação original, de seguida fez um segundo disco, “Obsidian Dreams”, a trabalhar com outros músicos. Assinou contrato com a Sliptrick Records em 2019 e chamou o Mike e a Laura para “Shades of Shadow”. O material mais recente recai muito mais na categoria de metal progressivo, mas não somos fãs de rótulos. Só esperamos que as pessoas nos ouçam e formem as suas próprias opiniões.»
Review: Originalmente formados em 1988 e com um álbum de título homónimo lançado nesse ano, este trio norte-americano retornou quase 30 anos depois! Neste regresso, a banda, actualmente sediada no Estada da Virginia, não tem perdido tempo e já possui, na totalidade, três álbuns, sendo “Shades of Shadow” o mais recente. Com riffs ríspidos que facilmente se enquadram no espectro do thrash metal, o grupo também evidencia uma certa inclinação ao hard-rock do seu país com momentos menos agressivos e mais amistosos, especialmente se tivermos em conta a prestação da nova vocalista Laura Viglione. Temas como “King of Aquilonia” são um bom exemplo de como a banda consegue soar dura e melódica ao mesmo tempo.
Paysage d’Hiver “Geister”
Reviews Abr 18, 2021
Mother of All “Age of the Solipsist”
Reviews Abr 18, 2021
Bewitcher “Cursed Be Thy Kingdom”
Reviews Abr 15, 2021
Cannibal Corpse “Violence Unimagined”
Reviews Abr 15, 2021
Liquid Tension Experiment “LTE3”
Reviews Abr 14, 2021
A Day In Venice: dias de melancolia
Subsolo Abr 16, 2021
Aliceissleeping: sono barulhento
Subsolo Abr 16, 2021
Laci Violett: o glam vive!
Subsolo Abr 15, 2021
Ancient Settlers: prelúdio da queda
Subsolo Abr 15, 2021
Inherently Lost: carnificina pecaminosa
Subsolo Abr 15, 2021
Porcelain Shards “Perfect Storm”
Subsolo Abr 9, 2021
Lamentari e o culto de “Nihilitatis”
Subsolo Abr 9, 2021
Decayed: novo single “Perpetual Slumber”
Subsolo Abr 8, 2021