Os ingredientes para um bom álbum estão todos lá, e os Undead misturaram-nos de forma a manter as coisas sempre interessantes e frescas. Undead “Existential Horror” (LP)

Editora: Kadabra Music (vinil)
Data de lançamento: 25.09.2020
Género: death metal
Nota: 3.5/5

Os ingredientes para um bom álbum estão todos lá, e os Undead misturaram-nos de forma a manter as coisas sempre interessantes e frescas.

Álbum de estreia para este quarteto – que recebe uma nova edição em vinil pela mão do selo português Kadabra Music após o lançamento original há sensivelmente um ano pela Godz of War Productions -, os Undead tocam death metal sem espinhas, a transpirar old-school por imensos poros, mas têm o condão de lhe dar um ligeiro twist com as modernas abordagens que o género recebeu para se revitalizar e uns pozinhos de black aqui e ali.

Abuso de HM-2, bons solos, baixo gordo e massivo, ritmos rápidos, na sua maioria, que são contrabalançados por momentos mais mid-tempo e vocalizações carregadinhas de fel e veneno. Pois, lá vêm aquelas bandas de referência todas à cabeça, é certo, mas ao longo de pouco mais de meia hora que dura esta sova, a marca da banda começa a ficar lá. Não reinventam nada, pegam numa fórmula burilada por vários projectos e outros tantos registos e cá vai disto.

Se com “Redemption”, EP de 2016, notavam-se temas interessantes, mas acima de tudo boas ideias, aqui há trabalho para uma meia dúzia de temas bem desenhados, com riffs dilacerantes suportados por uma secção rítmica bastante competente e um V. Repulse com a sua abordagem que será, talvez, o ponto distinto dos Undead – aquele ligeiro sotaque acrescenta algo de curioso e, ao mesmo tempo, brutal e negro.

Os ingredientes para um bom álbum estão todos lá, e os Undead misturaram-nos de forma a manter as coisas sempre interessantes e frescas. Temas memoráveis para a posteridade talvez não deixe, mas, durante estas nove faixas, o ouvinte estará sempre colado até ao exalar de “Beyond Divine Regulation”.

(Acede à pré-encomenda AQUI)