É um bom álbum de folk/pagan metal, e com certeza vai ser mais um para a lista dos amantes do género. :Nodfyr: “Eigenheid”

Editora: Ván Records
Data de lançamento: 05.03.2021
Género: folk/pagan Metal
Nota: 3.5/5

É um bom álbum de folk/pagan metal, e com certeza vai ser mais um para a lista dos amantes do género.

:Nodfyr: é uma banda holandesa e está a comemorar o seu 10º aniversário de carreira com o novo álbum “Eigenheid”.

A primeira música, “Mijn oude volk”, começa com um som ambiente muito interessante, que vai transportar-te para os campos de Skyrim e provavelmente vai criar um sentimento imenso de se estar em contacto com a natureza e cercado por montanhas. O riff inicial é definitivamente importante para conquistar o ouvinte na primeira audição, pois, embora seja simples, é extremamente cativante, e as vozes profundas atreladas à melodia instrumental ajudam a moldar uma atmosfera pagã.

Deparamo-nos com importantes variações que moldam um dinamismo técnico e instrumental deveras curioso. Há também alguns flirts com uma sonoridade mais metal, que é guiada directamente pelas guitarras e que apresentam arranjos orquestrais aparentemente um pouco experimentais em alguns pontos, encontrando-se tais características em faixas como “Wording”, “Bloedlijn” e “Zelf”.

Caso estejas à procura de uma sonoridade mais calcada na ambientação folclórica europeia e que te faça sentir como se estivesses a viver nos tempos antigos, é indicado que ouças “Driekusman”, que tem toda sua estrutura instrumental focada num instrumental que chega a lembrar Finntroll e Trollfest em alguns momentos. E caso sejas guitarrista ou apreciador do instrumento, é certo que se busca alguma inspiração em “Gelre, Gelre”, que possui um belo solo e uma interessante construção nas guitarras.

Ademais, é um trabalho que realmente parece reflectir a viagem espiritual e amadurecimento pessoal e introspectivo que os músicos tiveram para compor o trabalho. É um bom álbum de folk/pagan metal, e com certeza vai ser mais um para a lista dos amantes do género.