Projecto trabalhador, com vários lançamentos desde apenas 2018, Indirect Euthanasia é indicado para adeptos de black metal depressivo. Indirect Euthanasia: evolução depressiva

Origem: México
Género: depressive black metal
Último lançamento: “God’s Between Sheeps and Wolves” (single, 2020)
Editora: independente
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: Diogo Ferreira

Projecto trabalhador, com vários lançamentos desde apenas 2018, Indirect Euthanasia é indicado para adeptos de black metal depressivo.

«O conceito principal reside na evolução de uma pessoa com problemas psicológicos.»

Objectivos: «O objectivo principal é dar a conhecer o novo som, com um ambiente mais agressivo e mudando radicalmente o que era este projecto no início, levando-o a um patamar mais sério. Busca alcançar mais públicos que se liguem a futuras produções, experimentar diferentes sons e géneros musicais, acolhendo-os num som sombrio e odioso.»

Conceito: «O conceito principal reside na evolução de uma pessoa com problemas psicológicos e as diferentes situações vividas alcançam a própria evolução pessoal. As letras falam sobre experiências e filosofia, usando o conceito de ser o seu próprio deus, tudo acompanhado por riffs agressivos e poderosos.»

Evolução e referências: «Uma evolução bastante apreciável, tanto na qualidade como na composição, é o que se tem conseguido ao longo dos anos, procurando-se colocar a banda em áreas de maior seriedade dentro da música. As principais referências nessa mudança já são bandas conhecidas como Shining, Behemoth, Mayhem, Belphegor, Gorgoroth, Advent Sorrow, Marduk, entre outras.»

Review: A lançar material constantemente desde 2018, este projecto mexicano, com sede na região de Zacatecas, alia-se à negritude da vida em temáticas depressivas que combinam desespero e afastamento, muitas vezes com uma conotação espiritual ou religiosa. Sonicamente, Indirect Euthanasia soa maléfico e furioso, sem espaço para grandes deleites melódicos – aliás, os sintetizadores proporcionam um ambiente ainda mais fantasmagórico e sombrio, sendo que, para se atingir o objectivo, nem podia ser doutra forma.