De acordo com um post feito no início de Novembro na página de Facebook de Children Of Bodom, os três membros-fundadores Henkka (baixo), Janne (teclados)... Alexi Laiho sem direitos do nome Children Of Bodom após saída de três membros-fundadores

De acordo com um post feito no início de Novembro na página de Facebook de Children Of Bodom, os três membros-fundadores Henkka (baixo), Janne (teclados) e Jaska (bateria) estão de saída da banda finlandesa após o concerto agendado para 15 de Dezembro em Helsínquia (Finlândia).

O comunicado referia que os três músicos «saem e mudam de direcção nas suas vidas», e que Alexi (voz, guitarra) e Daniel (guitarra) «anunciarão os seus planos sobre continuar-se a criar nova música no futuro».

Porém, agora levantam-se questões legais, porque a marca Children Of Bodom é detida pela AA & Sewira Consulting Oy, uma entidade comandada precisamente pelos três músicos que estão de saída. Assim, Alexi Laiho terá que lutar pelo nome ou então seguir em frente com outra designação.

Abordado pela Sondi, Janne Wirman não quis tecer comentários, dizendo apenas que as informações serão dadas após os concertos agendados na Finlândia. Por seu lado, Alexi Laiho diz que se não conseguir manter o nome Children Of Bodom, então «talvez seja apenas Bodom ou o nome de uma das nossas músicas». Actualmente, o músico finlandês pretende continuar o seu trabalho com o guitarrista Daniel Freyberg (na banda desde 2016) e até já tem dois novos colegas na manga: «Adorava dizer quem é o baterista e o baixista, mas ainda não posso. Tudo o que posso dizer é que são jovens incrivelmente talentosos (…)

Em declarações à Helsingin Sanomat, Laiho revela algumas das razões que levaram o grupo a esta situação, frisando que «foi uma decisão mútua e é do interesse de todos que se pare agora. Não quero falar mal de ninguém». «A decisão surge quando alguém diz que simplesmente não podes continuar nisto. Há razões familiares para isso, todos têm uma família e muito mais. Respeito a decisão deles. (…) Eu próprio tenho uma esposa e uma enteada na Austrália, e a minha esposa compreende o meu estilo de vida. (…)» De forma complementar a estas decisões, o ambiente do colectivo começava a deteriorar-se na Rússia, como conta Laiho: «Discutíamos muito, e posso honestamente admitir que essas discussões foram principalmente culpa minha. Começava-se sempre por um equívoco (…)

À data desta notícia é ainda impossível saber se Henkka, Janne e Jaska vão prosseguir a sua carreira musical como Children Of Bodom, obrigando Alexi a dar-se a conhecer com outra designação, ou se permitirão que o ex-colega continue com o nome que lhe deu fama, afirmando por fim: «Tenho aquelas músicas que eu compus, então tenho o direito de reproduzi-las no futuro.»

“Hexed”, lançado em Março de 2019, é o álbum mais recente de Children Of Bodom.