Os Wømb ganharam alguns pontos com este “Here, the World Falls...”. Wømb “Here, the World Falls…”

Editora: Purodium Rekords
Data de lançamento: 25.12.2020
Género: black metal
Nota: 3.5/5

Os Wømb ganharam alguns pontos com este “Here, the World Falls…”.

Rasguem-se as vestes, corra-se desalmadamente, pregue-se o último prego na carne daquele que foi ungido. Black metal no dia de Natal.

Com quase uma década de carreira, os portugueses Wømb acabam 2020 com mais uma demo – “Here, the World Falls…”. Activa nas sombras, a banda remata o ano com quatro faixas de puro black metal que celebra a luz negra que ilumina o caminho dos lobos.

Ao longo de 18 minutos, os sete planetas clássicos daquilo que significa Abraxas entram em delírio cósmico, tudo por uma destruição plena que vai para além do tempo e da era actual. E com o corpo manchado de sangue e ornamentado por cobras e crânios vamos em direcção ao fim do mundo.

Devaneios instalados, a música… Black metal do underground, sem tirar nem pôr. Em poucos minutos, os Wømb conseguiram oferecer-nos das melhores composições que já ouvimos deles. No meio de toda a pestilência, crueza, brutalidade e sujidade (especialmente na maldade distorcida dos berros autoritários), ouvimos bons riffs, é verdade, malhas que podiam muito bem estar num qualquer álbum de Mayhem, estando nós perante um trabalho de guitarra que, mesmo entre todo o som horripilante, consegue exibir-se aqui e ali com alguma preponderância que quase toca em noções melódicas, mas deixa-se ficar, e bem, em territórios dissonantes. Por outro lado, e sabemos que se quer uma produção crua, a bateria fere os ouvidos mais do que se gosta, soando bastante estridente, mas, contudo, anotemos alguns bons ritmos que se podiam muito bem ouvir em discos antigos de Gorgoroth.

Por mais prolífico que o black metal português do subterrâneo seja, a verdade é que nem tudo o que daí sai é bom – quantidade não equivale a qualidade, e às vezes esquecemo-nos disso. Porém, os Wømb ganharam alguns pontos com este “Here, the World Falls…”.