Warkings “Revenge”
Reviews 26 de Julho, 2020 Diogo Ferreira
Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 31.07.2020
Género: heavy metal
Nota: 2.5/5
“Revenge” pouco ficará na história do heavy metal contemporâneo – é ultrapassado e sensaborão. Pede-se mais, muito mais!
Um Tribuno de Roma, um Viking, um Espartano e um Cruzado encontram-se nos salões de Valhalla para delinearem um plano que lhes permita derrotar demónios empunhando a arma mais potente: o heavy metal. Assim, com “Revenge”, estes guerreiros oriundos de diferentes culturas levam-nos à Escócia com “Freedom”, à Roma ficcional com “Maximus”, à Escandinávia com “Odin’s Sons” ou à Grécia com “Battle of Marathon”.
Com uma fórmula básica, que se divide entre intros, estrofes, refrãos e solos, os Warkings criaram um álbum de fácil audição que, apesar de alguns momentos mais orelhudos, não será assim tão memorável como se pretenderá. Com secções à Hammerfall sacadas a papel químico (“Fight in the Shade”) e outras um pouquinho mais puxadas a fazer lembrar Twilight Force (“Warriors”), nada do que aqui se ouve é novidade, mesmo que a isso tudo unam noções de hard rock (“Banners High”) e, imagine-se, death metal melódico à Amon Amarth (“Odin’s Sons”).
Coincidência ou não, encontram-se ainda dois aspectos descarados que têm de ser anotados. Em primeiro, o título “Mirror Mirror” faz tocar todas as campainhas, porque qualquer amante de power metal reconhecerá aqui Blind Guardian, sendo que até a entrada do refrão é igual – «Mirror, mirror on the wall». Em segundo, o início da última “Warking” é uma cópia mal amanhada de “Links 2 3 4” dos Rammstein.
Será que percebemos tudo mal e Warkings é afinal um projecto que presta homenagens sem se fazerem covers? É possível, não se diz que não, mas, e de qualquer forma, “Revenge” pouco ficará na história do heavy metal contemporâneo – é ultrapassado e sensaborão. Pede-se mais, muito mais!

Metal Hammer Portugal
The Vice “White Teeth Rebellion”
Reviews Ago 10, 2020
Mercury Circle “The Dawn of Vitriol” EP
Reviews Ago 10, 2020
Deep Purple “Whoosh!”
Reviews Ago 7, 2020
Avatar “Hunter Gatherer”
Reviews Ago 6, 2020
Till Die: sem tempo para tretas
Subsolo Ago 10, 2020
Indirect Euthanasia: evolução depressiva
Subsolo Ago 10, 2020
Neon Angel: na cidade dos néons
Subsolo Jul 23, 2020
UnCrowned: à procura da coroa
Subsolo Jul 22, 2020