Headbanging é garantido e a atitude, para já, está mais do que vista. Ouvir ThrashWall é um deleite. ThrashWall “ThrashWall”

Editora: Firecum Records
Data de lançamento: 19.10.2020
Género: thrash metal
Nota: 4/5

Headbanging é garantido e a atitude, para já, está mais do que vista. Ouvir ThrashWall é um deleite.

Formados em 2015 e com os primeiros passos dados em palco a partir de 2016, os eborenses ThrashWall chegam ao primeiro álbum, com título homónimo, através da Firecum Records.

Logo após a intro, facilmente percebemos o que esta malta alentejana nos deseja oferecer: thrash metal puro e duro, sem mácula, sempre em frente como se não houvesse amanhã – e pelo andar da carruagem, o amanhã é cada vez mais incerto e negro. No entanto, as letras dos ThrashWall não pretendem deixar-nos presos às tragédias do quotidiano e traçam «uma barreira que filtra os podres da humanidade e das várias sociedades, na luta por um mundo pacífico e consciente», isto tudo inspirado nas «próprias revoltas e inconformidades» a que estamos sujeitos.

Musicalmente, e completando o que foi descrito no início do parágrafo anterior, os ThrashWall designam-se como raw old-school thrash metal, um rótulo que, apesar de extravagante, lhes assenta bem. Ao longo destes minutos, não há cá mid-tempos e baladas, nem melodias bacocas – o que aqui encontramos é metal em modo rasganço, com velocidade coesa, técnica espectacular e solos supersónicos.

Numa altura em que, nos últimos 10 anos, o black metal se modificou e o death metal tem angariado cada vez mais jovens bandas e novas formas que respeitam as bases, parece que o thrash metal estagnou e, verdade seja dita, tem-nos sido difícil apontar bandas do género que se realcem realmente e que tragam algo que seja segura novidade. É certo que os ThrashWall não reinventam nada, mas ouvir este álbum reforça a ideia de que o sangue-novo, que tão necessário é, está a ser bombeado fortemente pela aorta fora. Headbanging é garantido e a atitude, para já, está mais do que vista. Ouvir ThrashWall é um deleite.