A cada final de ano olhamos para trás, mas também devemos olhar para o futuro. Por isso, a Metal Hammer Portugal... Os álbuns mais esperados de 2021
Moonspell (Foto: Rui Vasco)

A cada final de ano olhamos para trás, mas também devemos olhar para o futuro. Por isso, a Metal Hammer Portugal elaborou uma lista com os álbuns mais esperados nos primeiros meses de 2021.

-/-

Banda: Accept
Álbum: Too Mean to Die
Editora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 15.01.2021
Género: heavy metal

Nome alto do heavy metal, os veteranos germânicos vão começar o ano com o seu 16º álbum. Com alguns hiatos ao longo da carreira, começaram em meados dos anos 1970.

-/-

Banda: Asphyx
Álbum: Necroceros
Editora: Century Media Records
Data de lançamento: 22.01.2021
Género: death metal

Grupo preponderante do death metal, não só holandês como também mundial, os Asphyx passaram a quarentena de 2020 a preparar o seu novo ataque sónico. Promete!

-/-

Banda: Nervosa
Álbum: Perpetual Chaos
Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 22.01.2021
Género: thrash metal

Com uma nova formação, a banda de Prika Amaral (que agora deixou de ter apenas companheiras brasileiras) promete dar tudo em 2021. «Foi uma experiência maravilhosa com estas miúdas, são todas muito talentosas e fizeram um trabalho excelente. Nunca estive tão contente com o resultado final de um disco», disse a guitarrista.

-/-

Banda: Therion
Álbum: Leviathan
Editora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 22.01.2021
Género: gothic/symphonic metal

Nome de referência na cena gótica e sinfónica, os Therion prometem conjurar o conceito do mar mítico com atmosferas ominosas e coros sedutores.

-/-

Banda: Wardruna
Álbum: Kvitravn
Editora: By Norse
Data de lançamento: 22.01.2021
Género: folk

Segundo Einar Selvik, o novo trabalho de Wardruna continua onde a trilogia Runaljod parou, «mas ainda assim marcando uma evolução» na sonoridade. «Ao longo de 11 canções, “Kvitravn” discute a feitiçaria nórdica, espíritos animais, sombras, natureza e animismo, a sabedoria e os significados de certos mitos, vários conceitos espirituais nórdicos e a relação entre o sábio e as canções.»

-/-

Banda: Harakiri for the Sky
Álbum: Maere
Editora: AOP Records
Data de lançamento: 29.01.2021
Género: post-black metal

Pioneiros do post-black metal, os austríacos continuarão a exibir o seu metal melancólico e negro em 2021. Para este álbum, a banda volta a ter Kerim “Krimh” Lechner (Septicflesh) como baterista de sessão e convidam ainda Neige (Alcest) e o vocalista dos portugueses Gaerea.

-/-

Banda: Tribulation
Álbum: Where the Gloom Becomes Sound
Editora: Century Media Records
Data de lançamento: 29.01.2021
Género: gothic metal

Mestres da combinação entre goth e black/death metal, os suecos prosseguem a sua marcha fúnebre em 2021. Após finalização do álbum, a banda anunciou a saída de Jonathan Hultén (guitarrista, compositor e força motriz em palco).

-/-

Banda: Transatlantic
Álbum: The Absolute Universe
Editora: InsideOut Music
Data de lançamento: 05.02.2021
Género: prog rock

Com uma formação composta por Neal Morse, Mike Portnoy, Roine Stolt e Pete Trewavas, os Transatlantic não querem deixar o panorama do prog rock em mãos alheias, pelo menos no início de 2021.

-/-

Banda: Epica
Álbum: Omega
Editora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 26.02.2021
Género: symphonic metal

Depois do bem-sucedido “The Holographic Principle” (2016), os holandeses têm a difícil tarefa de, pelo menos, igualar o bom momento vivido até agora com a novidade que sai em 2021.

-/-

Banda: Evergrey
Álbum: Escape of the Phoenix
Editora: AFM Records
Data de lançamento: 26.02.2021
Género: prog/melodic metal

Mestres do metal melódico, que já levam 25 anos de carreira, os suecos vão começar 2021 com um novo álbum. Ao 12º disco, os Evergrey tencionam continuar o bom momento de carreira que se evidenciou em “The Atlantic” (2019).

-/-

Banda: Moonspell
Álbum: Hermitage
Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 26.02.2021
Género: dark metal

O regresso da maior banda de metal portuguesa acontece no final de Fevereiro de 2021 com “Hermitage”. Os Moonspell sempre nos habituaram a álbuns diferentes e esta proposta não fugirá desse plano. Abordagens espaciais e prog serão as maiores evidências a ter em conta.

-/-

Banda: Nightfall
Álbum: At Night We Prey
Editora: Season of Mist
Data de lançamento: 05.03.2021
Género: death/black metal

Veteranos gregos, os Nightfall regressam aos álbuns oito anos depois, mesmo a tempo de celebrarem três décadas de carreira. É, por certo, um dos retornos mais esperados.

-/-

Banda: Eyehategod
Álbum: A History of Nomadic Behavior
Editora: Century Media Records
Data de lançamento: 12.03.2021
Género: sludge metal

Nome ligado à cena NOLA, os norte-americanos voltam aos discos cerca de sete anos após o trabalho homónimo.
O vocalista Mike IX Williams comentou: «Não somos uma banda política, mas foi difícil não ficar afectado pelas notícias. Durante esta gravação, pensei muito sobre quão estúpida a humanidade se tornou e como a América está completamente dividida com pessoas que não acreditam na ciência e seguem cegamente os mentirosos e ideologias sem sentido. Alguns desses sentimentos podem ter encontrado o seu caminho até estas músicas, mas é principalmente subliminar.»