De volta aos tribunais polacos, Nergal, vocalista dos Behemoth, foi condenado por ofender sensibilidades religiosas. O caso remonta a 2019, quando... Nergal explica a contestação das acusações de que é alvo
Foto: cortesia Napalm Records

De volta aos tribunais polacos, Nergal, vocalista dos Behemoth, foi condenado por ofender sensibilidades religiosas.

O caso remonta a 2019, quando o músico partilhou nas redes sociais uma foto em que um pé pisa uma imagem da Virgem Maria. As organizações conservadoras Ordo Iuris e Towarzystwo Patriotyczne estão por detrás da acusação.

Nergal foi condenado a pagar uma multa de cerca de 3300€, mais custas judiciais no valor de cerca de 770€.

O mentor de Behemoth contestou, significando que se realizará julgamento. Caso seja considerado culpado, poderá ser condenado a prisão até dois anos.

Em declarações ao Irish Times, o músico explica que se aceitar a condenação ficará com registo criminal, o que o impossibilitará de entrar em vários países.

Descrevendo a Polónia como «o último bastião do dogma católico fundamentalista na Europa», Nergal disse: «Penso que o público não sabe os detalhes do nível de perseguição que tenho passado. Está a ficar monstruoso, e é uma maré censura e perseguição que cresce. Nalgumas semanas tenho de me apresentar à polícia para diferentes audiências e gastar uma fortuna em advogados com todos os custos à volta dos casos em tribunal.»

Acrescenta: «Sou o alvo perfeito. As autoridades polacas simplesmente pegam comigo. Não é segredo que o procurador me tem como o seu bode expiatório favorito. Segue a minha conta de Instagram. Dá para imaginar? É de doidos e absolutamente sem precedentes.»

Entretanto, Nergal deu início a uma campanha de angariação de fundos aqui.

On the set

Publicado por Adam Nergal Darski em Quarta-feira, 25 de setembro de 2019