O segundo LP dos Mad Hatter tem praticamente tudo aquilo que se deseja quando se ouve power metal e será indicado para fãs de... Mad Hatter “Pieces of Reality”

Editora: Art Gates Records
Data de lançamento: 22.05.2020
Género: power metal
Nota: 4/5

O segundo LP dos Mad Hatter tem praticamente tudo aquilo que se deseja quando se ouve power metal e será indicado para fãs de Avantasia e Helloween.

Quando se fala na Suécia em termos musicais, death metal é o que surge imediatamente, mas é desse país nórdico que brotam os Mad Hatter com o seu power metal firmado no segundo álbum “Pieces of Reality”.

Ao longo de cerca de 46 minutos, os suecos oferecem-nos uma paleta muito garrida com músicas orelhudas que tanto incorrem por momentos abertos e épicos como também são capazes de executar riffs mais rasgados a roçar o speed metal. Mesmo sendo suecos, soam muito à sonoridade power metal da Alemanha – aliás, o vocalista Petter Hjerpe possui imensas semelhanças com a voz de Tobias Sammet (Edguy, Avantasia), e não sendo uma cópia, porque há momentos em que o timbre é mais particular ao sueco, isto fará com que nos sintamos mais em casa. Acto contínuo, também a sonoridade geral se inspira muito no som de Edguy, Avantasia ou mesmo Helloween, com temas como “Queen of Hearts” e “The Children from the Stars” a serem os melhores exemplos e também das melhores composições deste disco. Depois, os Mad Hatter diversificam o seu novo registo com uma secção flamenco em “The Valley” e uma entrada à Freedom Call em “Ignite”.

Para além dos riffs, que se desdobram em heavy metal, speed metal e solos, todo o ambiente é salpicado por alguns coros e muitos teclados cintilantes que criam ainda mais uma orientação épica e fantasiosa – com power metal não pode ser doutra forma!

Se gostas de power metal, então “Pieces of Reality” é para ti e será uma surpresa caso não estejamos familiarizados com este tipo de som quando a sua origem é sueca. Em resumo, o segundo LP dos Mad Hatter tem praticamente tudo aquilo que se deseja quando se ouve power metal e será indicado para fãs de Avantasia e Helloween.