Kneel é uma demonstração polivalente de géneros com muito math metal e hardcore, com composições obscuras criadas por Pedro Mau. Kneel “Ailment”

Editora: Raging Planet / Planet K Records
Data de lançamento: 16.10.2020
Género: math/thrash metal / hardcore
Nota: 3.5/5

Kneel é uma demonstração polivalente de géneros com muito math metal e hardcore, com composições obscuras criadas por Pedro Mau.

Kneel é o projecto-fetiche de Pedro Mau (ex-Wells Valley, Kneeldown) naquele que é um dos mais ambiciosos tentos artísticos do multi-instrumentista de Ponte de Sor, depois do sucesso de “Interstice”, relançado em Maio de 2019. “Ailment” mostra um dinâmico conjunto de temas que retomam os conceitos apresentados no álbum anterior com um upgrade significativo em termos técnicos.

Kneel é uma demonstração polivalente de géneros com muito math metal e hardcore a serem parte da raiz musical desde Wells Valley, com composições obscuras de bateria criadas pelo talentoso artista Pedro Mau. Em “Ailment”, Pedro acaba por fazer de tudo, desde compor o baixo, a bateria e a guitarra, produzindo até num álbum que progride e não estagna com um conceito sombrio e pernicioso. «A acumulação de pequenos problemas nas nossas vidas pode guiar-nos a situações que escapam do nosso controlo.» Ora, este álbum reproduz isso com temas como “Qualm” ou “Awry” a liderar o assalto mental que se inicia na faixa de abertura.

O novo longa-duração acaba por nos pulverizar numa tomada musculada que não deixará ninguém indiferente. Apesar da forte componente math metal e hardcore, a realidade é que há muito de doom e death metal, com alguns elementos de thrash metal e technical thrash metal, demonstrando uma real panóplia artística que nos expõe a sons criados por um dos mais talentosos músicos da sua geração. A destacar, sem dúvida, “Watchful” que conta com um single; “Qualm” e “Awry”, duas das faixas mais potentes deste álbum; “Dys” apresenta-se como mais técnica e criativa, ao passo que “Acuity” é um murro no estômago de início ao fim, finalizando um álbum que, simbolicamente, fica muito bem representado neste tema.

Para quem for fã de math, este longa-duração irá encher as medidas, mas, para quem preferir algo mais técnico ou thrash, este “Ailment” não ficará nada atrás para satisfazer quem procura um thrash mais trabalhado e hardcore.