São dois temas que também soam a regresso às raízes, a diferentes fontes da terra natal, mas, igualmente, a reforçar o bom momento que... Unleash The Archers “Explorers” EP

Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 11.10.2019
Género: power metal
Nota: 3/5

Olhando para o percurso dos Unleash The Archers, notam-se alguns altos e baixos. De facto, ali por volta de “Demons of the Astrowaste” (2011) e “Time Stands Still” (2015), a banda não conseguiu atingir os níveis da estreia com “Behold The Devastation” (2009), num momento em que alinharam de pedra e cal no power metal e o lado melodic-death passou para umas fugazes aparições – todo um novo rumo estava delineado.

“Apex”, de 2017, mostrou Brittney Slayes e seus comparsas de regresso à boa forma, com uma fórmula bem trabalhada e espelhada em temas como “The Matriarch” ou “Ten Thousand Against One”, por exemplo, em que a voz de Slayes brilha bem forte, apoiada num conjunto de melodias orelhudas e refrãos cantaroláveis.

Enquanto não chega um novo álbum, as expectativas vão sendo geridas com este EP. Dois temas, duas covers provenientes de ambientes completamente distintos: “Northwest Passage”, uma sobra das gravações de “Apex”, é um tema folk composto por Stan Rogers, que aqui recebe o devido tratamento e onde a vocalista consegue uma bela prestação novamente, enquanto “Heartless World”, dos também canadianos Teaze, soa a balada inicialmente, mas envereda depois por um ritmo mais mid-tempo transpirando a Iron Maiden.

São dois temas que também soam a regresso às raízes, a diferentes fontes da terra natal, mas, igualmente, a reforçar o bom momento que a banda atravessa, com um som plenamente definido, embora não se vejam por aqui grandes novidades.