Amantes de heavy metal e seus guitarristas, os Messenger repercutem o que melhor se faz no género com uma sonoridade orelhuda... Messenger: crença no triunfo

Origem: EUA
Género: heavy metal
Último lançamento: “In to Win” (2020)
Editora: independente
Links: Facebook | Bandcamp

Amantes de heavy metal e seus guitarristas, os Messenger repercutem o que melhor se faz no género com uma sonoridade orelhuda e energética.

«O trabalho de guitarra de Vlad é incomparável!»

Novo álbum: «Vlad Gurin (guitarrista e co-produtor) e Frank Clifton Herring (vocalista, baixista e co-produtor) continuam a aprimorar as suas habilidades como orquestradores e letristas, respectivamente. Vlad arquitectou a gravação do último álbum, “You Choose” [2012]. Mas ambos não queriam apenas gravar, queriam também misturar e masterizar “In to Win” no seu estúdio. O resultado final é uma produção à qual os críticos se referem continuamente como um trabalho de alto nível. O trabalho de guitarra de Vlad é incomparável! Encontrarão um profundo espectro sonoro de ritmos de guitarra espessos e solos com originalidade, mordedura, cor e arte. As vozes alcançaram a sua marca com deliberação. Há também um foco renovado nos tons e no tamanho do baixo e da bateria, o que traz fidelidade e emoção aos ouvidos.»

Conceito: «As proezas musicais de Vlad Gurin na guitarra e na criação das músicas resultam novamente. Embora Frank Clifton Herring tenha escrito [as letras] durante um longo período de tempo, no final, o álbum surgiu com uma temática. As músicas falam do conflito e da resposta a esse conflito. As perguntas não param de aparecer: como é que vamos lidar com esse confronto, esse desafio? Também existem respostas distintas. Esta é a mensagem dos Messenger. Há também um instrumental escrito pelo Vlad Gurin com um título que reflecte a temática: “Trial and Triumph”.»

Influências: «Vlad e Frank gostam de hard rock e heavy metal, e querem homenagear a composição desse estilo. Mas a tecnologia e o estado de arte cresceram e desenvolveram-se. A colecção de mais de 25 guitarras de alta qualidade de Vlad reflecte o seu amor e inspiração pelo instrumento e pelos seus mestres. Queen, Led Zeppelin e Rush são pioneiros no género, mas os sons da guitarra evoluíram para recursos maiores e mais modernos. Exemplos disso são Five Finger Death Punch, Alter Bridge, Skillet, In This Moment, Red, entre outros. Se alguém quiser ouvir o que há de melhor e mais recente, ouça o guitarrista principal de Messenger – Vlad Gurin.»

Review: Na senda de bandas como Stryper, os norte-americanos Messenger revelam-se praticantes de um heavy metal orelhudo e energético em que reina um ritmo veloz e retumbante facultado pela bateria e pelo baixo. Por sua vez, domina também uma voz limpa e melódica ao lado de guitarras poderosas e astutas que proporcionam não só riffs rasgados à hard rock norte-americano como também leads e solos que tanto são melodiosos como cativantes, que bebem muito da NWOBHM na sua ala mais épica.