Três anos depois da edição original, os suecos Sterbhaus transformaram o EP "Krampusnacht" com o objectivo de assombrar o Natal de 2019! Quisemos saber... Sterbhaus: Demónios natalícios

Origem: Suécia
Género:  thrash/death metal
Último lançamento: “Krampusnacht” (2019)
Editora: Killhead
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista: Joel Costa | Review: João Correia

Três anos depois da edição original, os suecos Sterbhaus (que contam com Marcus Hammarström, dos Shining) transformaram o EP “Krampusnacht” com o objectivo de assombrar o Natal de 2019! Quisemos saber mais sobre os demónios que castigam aqueles que se portam mal durante o ano.

«Apresentamos uma dose saudável de obscuridade e humor.»

Sobre “Krampusnacht”: «É um EP natalício nada ortodoxo que celebra o oposto do Pai Natal, Krampus. Foi inicialmente lançado em Dezembro de 2016, no formato digital e de forma gratuita, mas a versão de 2019 foi trabalhada, editada, remasterizada e teve nova produção, pelo que podem esperar guitarras rasgadas, uma bateria semelhante a açoites nas nádegas e viagens de trenó descontroladas! Temos preparado um novo disco, assim como um álbum ao vivo, pelo que este EP é o primeiro passo em direcção ao nosso suicídio.»

O demónio do Natal: «O tema-título deste EP fala sobre um demónio do Natal Austríaco que castiga as crianças que portaram-se mal. Existe, contudo, um outro sentido que demos ao tema, em que alguém só faz asneiras durante 364 dias, e ao 365º aceita o castigo pois vê isso como um bom acordo. “Santa Claus in Satans Claws” é um tema instrumental e “Christmas With the Devil” é uma cover dos Spinal Tap.»

Humor negro: «Os primeiros álbuns e demos foram mais influenciados no som de Gotemburgo, talvez pela formação que apresentávamos nessa altura. Os membros que ficaram focaram-se numa sonoridade mais old-school, honesta e agressiva, onde o metal se fundia a elementos mais progressivos. Conseguimos ser originais sem reinventar a roda. Apresentamos uma dose saudável de obscuridade e humor, algo que pode ser observado nos vídeos que temos vindo a produzir nos últimos anos.»

Review: Thrash/death metal moderno com o humor da velha guarda é a proposta dos suecos Sterbhaus, liderados por Marcus Hammarström (Shining). “Krampusnacht” é um tema que retrata uma versão pouco natalícia do Natal e no qual o Pai Natal é substituído pelo Krampus, também ele uma figura popular, embora menos… benéfica. Instrumentalismo apurado, bastante humor, agressividade e até lugar para revisitar o clássico erudito “I Dovregubbens Hall” é aquilo com o que podemos contar dos Sterbhaus, um projecto perfeito para reduzir a seriedade e, ainda assim, ouvir música de óptima qualidade.