O festival dinamarquês de rock, hard rock e metal Nordic Noise – que ocorre todos os anos na Primavera em Copenhaga – viu-se este... Nordic Noise Festival vai ser em streaming e à borla
I’ll Be Damned

O festival dinamarquês de rock, hard rock e metal Nordic Noise – que ocorre todos os anos na Primavera em Copenhaga – viu-se este ano em sérios apuros devido às contingências impostas pelo governo local para os concertos ao vivo e ajuntamento de pessoas. Os organizadores do evento, que tinha já anunciadas bandas como Borknagar, The Haunted, Eclipse, Hatesphere. Transport League e Denner’s Inferno, esquivaram-se no entanto ao clássico cancelamento, anunciado por tantos outros festivais europeus, e anunciaram o evento Nordic Noise 2020 – Streaming For Vengeance.

Para além do nome genial, que revela bastante bem o que se vai passar nos dias 8 e 9 de Maio, o Nordic Noise, que afirma que este será o primeiro festival de dois dias exclusivamente em streaming, reconfigurou o cartaz para ter apenas bandas locais e marcou duas salas diferentes, em diferentes partes do país – na Jutlândia (extremo norte do país) e na ilha de Zelândia (sul), onde fica parte da cidade Copenhaga.

O evento, sem público nas salas, terá duas equipas profissionais de captação de imagem, técnicos de som e uma realização conjunta que lhe conferirá, segundo a organização, um cariz totalmente profissional. A transmissão será em streaming no site oficial do festival e nos parceiros de imprensa do evento em todo o mundo (incluindo a Metal Hammer Portugal). As bandas que farão parte do cartaz incluem os Boys From Heaven, Killing, Chronicle e Anoxia (sexta-feira, dia 8) e os I’ll Be Damned, Black Oak County, Freddy And The Phantoms e Justify Rebellion (sábado, dia 9). Qualquer pessoa pode aceder gratuitamente ao streaming, mas os promotores do evento incentivam a que sejam feitos donativos através do PayPal (paypal@targetgroup.dk), de modo a apoiar as bandas e pessoal técnico envolvidos no evento.

Uma forma inventiva e engenhosa de dar a volta ao cancelamento imposto pela Covid-19 que, quiçá, poderá ser replicada por outros eventos semelhantes. Entretanto, o cartaz do Nordic Noise Festival com Borknagar, The Haunted e Eclipse está adiado para 2021.