Evoluindo de álbum para álbum, os Awake By Design incluem agora, no seu disco de título homónimo, noções prog e melodic death no seu... Awake By Design: marés que rumam ao futuro

Origem: Inglaterra
Género: melodic metal
Último lançamento: “Awake By Design” (2020)
Editora: independente
Links: Facebook | Bandcamp

Evoluindo de álbum para álbum, os Awake By Design incluem agora, no seu disco de título homónimo, noções prog e melodic death no seu metal melódico.

«A banda colocou o seu coração e alma em cada música.»

Objectivos: «Os nossos objectivos passavam por criar um álbum do qual nos sentiríamos orgulhosos nos próximos anos. Achamos que esta é a experiência definitiva de Awake By Design. Podem esperar ouvir uma banda que colocou o seu coração e alma em cada música e não se contentou com nada além da sua melhor forma.»

Conceito: «A mensagem que tentamos transmitir com o álbum é que é sempre uma boa ideia aprender com o nosso passado, para que possamos preparar-nos melhor para qualquer coisa que o futuro possa trazer. Com tantas lições de vida para aprender, tudo isso pode ajudar a que nos tornemos a pessoa que queremos ser.»

Evolução: «O nosso som evoluiu desde a formação da banda em 2008. Começámos como um híbrido de heavy metal e gothic metal. Agora temos vários elementos de prog, symphonic, melodic death metal e rock. Embora a nossa música tenha mudado um pouco, pode-se sempre dizer que somos nós, porque a essência da música está sempre em primeiro plano.»

Review: Com três álbuns em pouco mais de uma década de existência, esta banda inglesa enquadra-se no metal melódico de uns Evergrey, o que nos proporciona imediatamente alusões a linhas melodiosas, cativantes e, por vezes, melancólicas. Temas como “The Coming Tide” representam o atrás mencionado, bem como um certo peso oferecido por riffs inspirados em melodic death metal e uma bateria musculada. Nota positiva também para os arranjos atmosféricos dos teclados que criam um ambiente bastante envolvente.