Captain Yarrface (Rumahoy): «Um tubarão desfez-me a cara»
Entrevistas 14 de Julho, 2020 Diogo Ferreira
A nova epopeia marítima dos Rumahoy intitula-se “Time II: Party” e abre com “Cowboys of the Sea” que nos faz receber Captain Yarrface com grande pompa e circunstância – lá vem ele a cavalgar um cavalo-marinho com o seu novo chapéu de cowboy. «Do que eu mais gosto é andar por aí a beber com todos os meninos e meninas piratas, tocar estas músicas ao vivo e ver as suas caras reluzirem. É disto que o Captain Yarrface gosta – bem-vindos ao mar!» Está apresentado. Que a pilhagem comece!
Num álbum festivo feito de metal e folk, ficamos a conhecer as origens deste infame senhor dos mares. Alguma vez te questionaste sobre o facto da sua cara estar tapada? A faixa “The Legend of Captain Yarrface” revela o que o pirata nos confirma: «É verdade que um tubarão me desfez a cara e é por isso que uso uma máscara, porque não tenho cara e ninguém quer curtir com alguém que não tem cara. Mas mais importante: realmente mandei um murro nesse grande e estúpido tubarão branco mesmo no meio dos olhos, porque eu sou o Captain Yarrface e sejam bem-vindos ao mar! Acho que, apesar do ataque do tubarão, eu continuaria a ser a mesma pessoa. Gosto demasiado de beber e de pilhar.»
«Gosto demasiado de beber e de pilhar.»
Captain Yarrface
Muitas hordas de piratas guerreiam entre si – sem esquecer as perseguições das Coroas Reais europeias – mas parece que a tripulação Rumahoy é muito amiga de Alestorm, já que Christopher Bowes colabora na desconcertante “Poop Deck Party”. Ou se calhar não. «Bons amigos? Tem de rever a sua pesquisa, Sr. Metal Hammer. O Captain Yarrface e Christopher Bowes são inimigos mortais», atira. E é tão descarado na arte de roubar que até lhes sequestrou uma música: «Viram que tive de os meter a tocar a minha música “Tortuga”?» De facto, este tema é de Alestorm, presente no álbum “Curse of the Crystal Coconut” (2020)… «Eu gosto de rum e cerveja, mas as criancinhas de Alestorm não gostam de cerveja e de diversão», remata.
Quanto ao metal ser a banda-sonora dos piratas, o líder de Rumahoy comenta: «Não sei se o metal é a música, diria mais que diversão e festim são o estilo. Existem muitas bandas piratas (embora nenhuma delas tenha um capitão como eu – bem-vindos ao mar!), mas vão do disco ao acústico e parece que as de metal estão a sair-se melhor porque metal é excelente e beber é excelente. Sou o Captain Yarrface – bem-vindos ao mar! BANG BANG BANG!»
Todavia, os Rumahoy não se alimentam só de pilhagem, tiros, bebedeira e lutas com tubarões. O mundo, onde se respira caos político e sanitário, precisa de uma pausa e criar bons momentos é também um dos objectivos destes marinheiros fora-da-lei. «Honestamente, se não trouxeres alegria, então és uma sanguessuga de almas, e se tens o poder de tornar o dia de alguém melhor, não o farias? Pilharia e beberia com toda a gente porque é divertido. Se não quiserem divertir-se, então saiam da frente do Captain Yarrface – só tenho tempo para diversão! A nossa música é apenas uma extensão do nosso quotidiano, e se ouvirem-me – o maior pirata na Terra – cantar sobre a minha vida traz alegria, então eu digo AHOY! É fantástico – bem-vindos ao mar!»

Metal Hammer Portugal
The Unguided “Father Shadow”
Reviews Out 5, 2020
Gargoyl “Gargoyl”
Reviews Out 5, 2020
Helion Prime “Question Everything”
Reviews Out 5, 2020
Furnace “Dark Vistas”
Reviews Out 4, 2020
Kalahari: sensações fortes
Subsolo Out 1, 2020
Neither: no olho da escuridão
Subsolo Set 29, 2020
Fearless End: para consumir sem medo
Subsolo Set 23, 2020
Fast Crash: atitude livre
Subsolo Set 14, 2020