Sendo uma das históricas mais icónicas do universo metal – e a mais relevante do nicho black metal -, por esta altura das nossas... Mayhem: Necrobutcher confessa ter planeado matar Euronymous (c/ vídeo)

Sendo uma das históricas mais icónicas do universo metal – e a mais relevante do nicho black metal -, por esta altura das nossas vidas já muita tinta correu sobre os acontecimentos no seio dos Mayhem e da própria Noruega. Em 1991, Dead, então vocalista dos Mayhem, suicida-se. Em 1993, Varg Vikernes (Burzum) assassinou Øystein ‘Euronymous’ Aarseth (Mayhem). Pelo meio, uma série de igrejas foram incendiadas e outros homicídios menos sonantes também ocorreram.

Jørn Stubberud, muito mais conhecido como Necrobutcher (alcunha que usa em Mayhem), estava arredado dos holofotes, mas, e ao que se descobre agora, a ferver.

Em entrevista à Consequence of Sound, o norueguês conta: «O nosso amigo Per Ohlin [Dead] decidiu tirar a sua própria vida. Senti-me muito triste com isso, e fui atingido por […] mágoa durante muito tempo. Ainda hoje sinto mágoa por isso. Mas o primeiro ano foi particularmente mau, especialmente porque o meu amigo… [pausa] “amigo” Euronymous tirou fotos ao cadáver. Portanto isso não ajudou muito ao luto. Senti que precisava de ir lá e matar o traidor Øystein ‘Euronymous’. Mas o mau carma é engraçado. Porque ele foi pelas minhas costas, chamou o Vikernes e pô-lo a tocar baixo no álbum [“De Mysteriis Dom Sathanas”]… e depois isso deu em mau carma, acho eu, porque todos sabemos o que lhe aconteceu.»

A grande revelação acaba por ser partilhada logo a seguir. «Ok, posso dizer agora, porque tenho-me segurado há vários anos, mas, na verdade, estava a planear matá-lo. E quando aquilo aconteceu – vi nos jornais -, pensei: ‘Porra, tenho que ir a casa e livrar-me das armas e drogas e isso tudo, porque eles [a polícia] virão a minha casa, porque, provavelmente, vou ser o suspeito número um nisto.’ Mas mal eu sabia que a polícia norueguesa já tinha conhecimento de que esse Count Grishnackh [Varg Vikernes] ia a Oslo matá-lo. Porque monitorizaram-lhe o telefone, e ele falou deste homicídio antes de sair de Bergen; portanto, os polícias já sabiam que ele vinha […]

O novo álbum dos Mayhem intitula-se “Daemon” e tem o seu lançamento a 25 de Outubro pela Century Media Records.