Jinjer “Macro”
Reviews 23 de Outubro, 2019 João Franco
Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 25.10.2019
Género: groove metal / prog / metalcore
Nota: 4/5
Na sequência do EP “Micro” saído já este ano, os Jinjer surgem neste Outono com o LP “Macro”, uma aposta ambiciosa e consciente para tentarem subir à primeira divisão do metal. Sequência lógica em termos sonoros do EP anterior, neste trabalho a banda volta a mostrar a sua fusão de vários géneros metálicos e não só, mas com uma preponderância de groove metal, afastando-se um bocado do metalcore e nu-metal que imperavam nos trabalhos anteriores, sem contudo esquecê-los. A voz de Tatiana Shmaylyuk, que alterna entre guturais e vozes limpas, especialmente nos refrãos, continua a ser a imagem de marca dos Jinjer, e merecidamente.
A descarga sonora dos Jinjer abre com “On The Top”, o segundo single,numa mistura de djent e groove que faz lembrar bandas como Meshuggah e Textures, mas com originalidade e demonstrando as claras ambições destes ucranianos, com o seu refrão mais melódico e orelhudo, em que Tatiana mostra a versatilidade irrepreensível da voz que viaja do gutural ao melódico com naturalidade. Depois de um interlúdio de guitarras quase limpas, a guitarra de Roman Ibramkhalilov destaca-se a fechar com riffs bem pesados. “Judgment (& Punishment)”, o primeiro single do álbum, abre com um riff à djent que dá lugar, de forma inesperada, a um ambiente reggae, que depois vai alternando com o bom groove metal dos Jinjer e traz reminiscências do que os Soulfly fizeram há anos com o tema “Moses.
O tema “Retrospection”, com o seu início melódico e limpo, é uma das melhores faixas deste lançamento. Desde a secção rítmica à guitarra de Roman e à voz de Tatiana, a execução é de luxo e a música evolui seguindo os padrões de qualidade do groove metal, adicionando-se os blast-beats de Vladislav Vlasevish. “Pausing Death” mostra desde o início ao que vem, decidida a não fazer prisioneiros e com mais um riff memorável, misturando os blast-beats de Vladislav com a voz limpa de Tatiana no refrão. Uns brilhantes interlúdios melódicos, marcados pela voz de Tatiana e pelo baixo de Eugene Abdukhanov, antecedem um luxuoso final de peso.
“Noah”, o sexto tema dos nove que compõem este disco, é possivelmente o melhor deste já de si forte álbum, ao debitar groove e tareia sonora por todos os lados, e uma brutal coesão sonora da parte instrumental da banda, o que certamente fará dela uma favorita ao vivo. O final complexo mistura a técnica habitual instrumental da banda com o uso de teclados, que assentam bem, sem soarem forçados. Outro dos temas a destacar é “Home Back”, que tem o seu início com uma sequência de riffs a lembrar nu-metal passando para o groove metal, que é o prato forte deste disco. É mais uma faixa ecléctica com um inesperado, mas bem-vindo, interlúdio jazzy a surgir pelo meio. A voz de Tatiana nunca desilude – seja nesse clima jazzy quase sussurrado, seja nas vozes limpas ou guturais – e o baixo de Eugene vem ter connosco, destacando-se da fusão dos Jinjer. “lainnereP”, uma desconstrução da canção “Perennial” do EP “Micro”, é um tema diferente, que foge à orientação geral do álbum – atmosférico, graças ao uso de teclados e sintetizadores, deixa de lado o peso em favor do experimentalismo e de uma produção mais etérea.
“Macro”, com a sua boa produção e talento, tem poder de fogo para catapultar os Jinjer para novas ambições, graças não só à mestria dos músicos envolvidos mas principalmente à prestação vocal de Tatiana, que não falha em nenhum estilo, dos mais agressivos aos mais melódicos – daí que o grupo possa arriscar-se e experimentar tocar e fundir vários deles. Aguardemos pelos próximos capítulos na história desta banda.

Metal Hammer Portugal
Ingested “Where Only Gods May Tread”
Reviews Ago 13, 2020
Blues Pills “Holy Moly!”
Reviews Ago 13, 2020
Rope Sect “The Great Flood”
Reviews Ago 12, 2020
SVNTH “Spring in Blue”
Reviews Ago 11, 2020
Silverstage: à moda antiga
Subsolo Ago 12, 2020
Rambomesser: música de acção
Subsolo Ago 12, 2020
Athanasia: na ponta do obelisco
Subsolo Ago 12, 2020
Till Die: sem tempo para tretas
Subsolo Ago 10, 2020