"met", dos Excruciation, é tudo aquilo de que precisam para conhecer uma carreira iniciada em 1984 e que persiste até aos dias de hoje.... Excruciation: funeral negro

Género: death/doom/thrash metal
Origem: Suíça
Último lançamento: [e]met (2019)
Editora: WormHoleDeath
Links: Facebook
Entrevista: Joel Costa | Review: Diogo Ferreira

“[e]met”, dos Excruciation, é tudo aquilo de que precisam para conhecer uma carreira iniciada em 1984 e que persiste até aos dias de hoje. A Metal Hammer Portugal dá a conhecer um nome que começou por querer ser a banda de metal extremo mais pesada do mundo e que eventualmente adoptou o doom metal como principal forma de expressão.

«Começámos a nossa actividade em 1984 e o objectivo era sermos a banda de metal mais extrema do mundo.»

Sobre o último lançamento: «É uma compilação que reúne temas desde 2005, altura em que nos voltamos a juntar, até aos lançamentos que se seguiram desde essa altura até 2018. É uma boa maneira de obterem uma visão geral da evolução da banda, tanto para os nossos fãs como para aqueles que nunca nos ouviram. Contém várias músicas que nunca foram editadas em CD.»

Porquê?: «As pessoas perguntavam-nos o porquê de nunca termos incluído alguns desses temas em lançamentos adequados, especialmente covers como “God of Thunder” dos Kiss, que foi editada num 7″, ou “Twenty Four Hours” dos Joy Division, que foi lançada apenas em cassete. Então, tivemos a ideia de reunir todas estas músicas anteriormente editadas em vinil, cassetes, compilações, etc, e estamos muito surpreendidos com o resultado final.»

Sonoridade: «Começámos a nossa actividade em 1984 e o objectivo era sermos a banda de metal mais extrema do mundo. As nossas influências derivavam de Venom, Hellhammer, Sodom, Saint Vitus e algumas das bandas mais extremas dentro do movimento punk e hardcore, como Discharge, RKL, Amebix, The Exploited, Negazione, Wretched, entre outros. Sempre gostamos de misturar velocidade com riffs de doom metal, algo que não era comum na década de 1980. Com o passar dos tempos, fomos ficando cada vez mais doom.»

Review: Porque a secção Subsolo da Metal Hammer Portugal não é só destinada às novidades do underground, fazemos-vos chegar os suíços Excruciation, que em 1984 já tocavam death metal. Com uma primeira fase de carreira entre 1984-2001, a banda de Zurique regressou em 2005 e já lançou quatro discos. Actualmente estão a promover a compilação “[e]met” composta por 16 faixas que pretendem ser uma montra tardia para uma banda que é suíça mas que soa a norte-americana, como é o caso da faixa inaugural “Haunted”, muito indicada para fãs de Fear Factory.