Com o novo álbum dos Nile, intitulado “Vile Nilotic Rites” (01.11.2019), a desaguar, a Metal Hammer Portugal fez uma selecção de cinco temas do... Egipto: cinco músicas sobre a terra do Nilo

Com o novo álbum dos Nile, intitulado “Vile Nilotic Rites” (01.11.2019), a desaguar, a Metal Hammer Portugal fez uma selecção de cinco temas do universo metal que têm o Egipto como temática.

-/-

Creeping Death – Metallica

Pertencente a “Ride the Lightning”, segundo álbum dos Metallica editado em 1984, “Creeping Death” debruça-se sobre o êxodo judeu da terra dos faraós, destacando as várias maldições lançadas pelo deus hebraico contra o Egipto, com maior ênfase para a morte do primogénito evidenciado no refrão de uma das muitas magníficas músicas dos norte-americanos.

Egypt (The Chains Are On) – Dio

Faixa terminal de “The Last In Line”, segundo disco de Dio lançado em 1984, “Egypt (The Chains Are On)” fala de uma terra de leite e mel onde os rituais diários são uma necessidade e seres de outro mundo vagueiam pelos céus.

Egypt – Mercyful Fate

Em posição inaugural de “In The Shadows”, terceiro LP dos Mercyful Fate lançado em 1993, “Egypt” conta-nos a história de alguém que está à mercê de Anubis e Osíris sem saber se será digno de repousar no prazer eterno de Aaru.

The Pharaoh – Edguy

Composição épica de “Mandrake” (2001), que é um dos álbuns mais aclamados de Edguy, “The Pharaoh” releva a importância espiritual dos antigos líderes egípcios. Comparando-os a deuses como na antiguidade da nação africana, a morte era apenas a passagem de um estágio para outro, sempre com a eternidade em vista.

Pharao – Freedom Call

Um pouco à imagem do tema dos Edguy, “Pharao” dos Freedom Call, presente no álbum “Crystal Empire” (2001), evidencia a posição de guia espiritual e governante de Ramsés, aqui visto como criador da vida, deus da sapiência e rei do paraíso com mais amor do que ódio e com uma vontade maior do que o destino.