Veteranos fundados em 1997, os suecos Victims chegam ao sétimo álbum e à Relapse Records.

Editora: Relapse Records
Data de lançamento: 28.06.2019
Género: hardcore / punk / crust / metal
Nota: 3.5/5

Veteranos fundados em 1997, os suecos Victims chegam ao sétimo álbum e à Relapse Records. Como qualquer banda com base no hardcore que se preze, este grupo centra as suas letras nos problemas sociopolíticos da actualidade; assim, “The Horse and Sparrow Theory” discorre sobre a divisão de classes, a industrialização, a ganância, a corrupção, a pilhagem dos países ditos subdesenvolvidos e as alterações climáticas – tudo o que levará ao horrorífico fim do planeta.

Todas as noções estão explícitas nos versos berrados por Johan Eriksson, mas o melhor exemplo será a faixa “We Fail” em que é usado um discurso sobre o poder conflituoso dos EUA, o ISIS, a guerra, as migrações e, mais uma vez, as alterações climáticas – uma música que, sonoramente, trilha caminhos mais doom em contraste ao hardcore / punk / crust do álbum no seu todo.

Em cerca de 28 minutos, o quarteto não está com fitas e oferece oito faixas muitas vezes desprovidas de melodia (grande excepção quanto à cativante e marchante “Hell Is Full Of Good Intentions” que busca muito de stoner e rock), mas compostas por uma energia desmesurável que nos permite abanar a cabeça ou ter o desejo de entrar num circle-pit. Por outro lado, a produção bem equilibrada entre o ruído distorcido das guitarras e a boa captação geral (a patada do baixo na última “Revenge Of Our Fathers” é incrível) dá-nos a ideia de uma banda deveras profissional que sabe o que está a fazer e que tem paixão naquilo que está a transmitir; sim, porque a mensagem nem sempre é apenas difundida através de palavras.

Em suma, “The Horse and Sparrow Theory” é um álbum sólido que, tendo hardcore como base, não fica preso apenas a essa visão sónica, sendo que se sente algo mais contemporâneo e combinado com outros géneros, nomeada e notoriamente o metal.

Outras publicações: