Classificado como «impactante e contundente, tanto no espectro sonoro como no seu conteúdo e apelo visual», os Válvera apresentam o novo... Válvera e o manicómio de “The Damn Colony”

Classificado como «impactante e contundente, tanto no espectro sonoro como no seu conteúdo e apelo visual», os Válvera apresentam o novo vídeo para “The Damn Colony”.

Assim, entre o thrash e o heavy metal misturados com tonalidades mais contemporâneas, os Válvera continuam a promover o álbum “Cycle of Disaster”.

A letra de “The Damn Colony” aborda, segundo a banda, «um dos episódios mais vergonhosos e tristes da história brasileira: a barbárie do manicómio Colônia em Barbacena, Minas Gerais», estimando-se o genocídio de mais de 60.000 pessoas entre 1903 e 1980.

Sobre a escolha da faixa, o grupo comenta: «Escolhemos esta música exactamente por ser um tema delicado e muito pouco divulgado no nosso país, e também por ser uma das melhores músicas do álbum.» Quanto à abordagem, acrescentam: «O hospital era destinado à contenção dos indesejáveis. Cerca de 70% dos internados não tinha nenhum diagnóstico de doença mental. Para lá eram enviadas ‘pessoas não-agradáveis e incómodas’, como opositores políticos, prostitutas, homossexuais, mendigos, entre outros grupos marginalizados da sociedade. Como artistas, temos a obrigação de falar, de sermos a voz do povo, de se fazerem questões para que episódios como este jamais se repitam.»