Revolution Within + Infraktor (Porto, 06.11.2020)
Concertos 7 de Novembro, 2020 Filipe Pinto


O underground mexe! Mesmo nestes tempos sombrios, cheios de adversidades e restrições, alguns eventos vão surgindo, mostrando entidades a unir forças e a remar contra a maré que tem colocado a cultura num estado quase vegetativo. No entanto, apesar das fortes medidas que rodeiam os concertos, não deixámos de ver um Hard Club alegre e composto para mais uma noite de metal.
Como dissemos, o underground mexe. E uma dessas forças motrizes dá pelo nome de Revolution Within, projecto sobejamente conhecido para quem anda nestas lides e que aproveitaram esta data para apresentarem o seu quarto álbum, muito adequadamente intitulado “Chaos”. Foi este o leitmotiv para a celebração da música. Sim, os Revolution Within festejam a música, não obstante os seus temas terem uma vertente de cariz social, contestatários por demais evidente. E durante os 60 minutos em que presentearam uma audiência que os recebeu de braços abertos, Raça e restante banda não deixaram os seus créditos por mãos alheias. “Chaos” foi tocado na íntegra, com alguns temas mais antigos ali pelo meio (“From Madness To Sanity” com groove e potência em estado puro, e “Pull the Trigger”, outro tema a mostrar a cepa de que a banda é feita), numa actuação intensa, praticamente irrepreensível, que só pecou pela menor definição do som das guitarras em alguns solos.
Na recta final, novo regresso ao passado com “Pure Hate”, que chegou a provocar alguma movimentação no público – ou seja, pessoal a arrastar as cadeiras em algumas mesas – e “Silence” transportou-nos até ao registo de estreia “Collision”, que serviu para fechar com chave de ouro.
Houvesse tempo e mais uma mão cheia de temas fariam o gáudio de todos, mas, no final, todos saíram da sala portuense de alma lavada e expectantes de novos concertos.
Coube aos Infraktor a missão de abrir as hostilidades e descarregaram de forma muito competente e enérgica o seu death/thrash metal, numa setlist que girou em torno do seu álbum de estreia “Exhaust”, mas ainda houve tempo para a apresentação de um curto tema novo. “Ferocious Intent” concluiu a refrega e estava o mote dado para o viria a seguir.
«Hoje celebramos vida, música, cultura, futuro», dizia Raça logo no início da actuação. E foi isso que aconteceu durante cerca de duas horas. E um título como “Back from Shadows” logo a iniciar nunca fez tanto sentido como nos dias que atravessamos.
Venham mais, que todos agradecemos!
22:30. Amplificadores: off.
Sem palavras! Estamos de coração cheio! Esperamos ter causado o mesmo efeito em vocês! Noite inesquecível! Muito obrigado!
Publicado por Revolution Within em Sexta-feira, 6 de novembro de 2020
Sepulcros “Vazio”
Reviews Mar 7, 2021
Baest “Necro Sapiens”
Reviews Mar 7, 2021
Witherfall “The Curse of Autumn”
Reviews Mar 6, 2021
Acid Mammoth “Caravan”
Reviews Mar 5, 2021
Myronath: culto à Nª Srª da Morte Sagrada
Subsolo Mar 4, 2021
Solo Borges: para a frente é o caminho
Subsolo Mar 4, 2021
Royal Hell: tribunal supremo
Subsolo Mar 2, 2021
Abstrakt: cisma da humanidade
Subsolo Mar 1, 2021