Eisenwald: tradição, lendas e misticismo
Artigos 4 de Dezembro, 2019 Joel Costa

A Eisenwald é responsável por nos trazer discos de nomes como Agalloch, Drudkh, Austere, Woods of Desolation ou Pillorian. Por estarem envoltos de uma atmosfera onde governam as tradições, as lendas e o misticismo, a Metal Hammer Portugal embrenhou-se em três propostas discográficas da editora alemã que vão tornar o nosso Inverno ainda mais negro!
MOSAIC

Fundados em 2005 e com um catálogo rico em EPs e splits, os germânicos Mosaic têm em “Secret Ambrosian Fire” o seu longa-duração de estreia, onde através de uma sonoridade black metal e ambient exploram as tradições sagradas do Estado Livre da Turíngia, e mitos e lendas tão antigas quanto as montanhas que compõem a paisagem desta região.
De todas as lendas, a que diz respeito à cordilheira de Hörselberge está entre as mais místicas. Reza a lenda que é este o local onde se situa o purgatório e onde Frau Holle lidera as caças que decorrem durante as noites tempestuosas de inverno. É ainda este solo que dá origem às ervas e flores que servem como chave para entrar no mundo sobrenatural.
Os Mosaic trazem-nos estas e outras histórias através de um disco que assinala uma transição nos seus esforços criativos, iniciando com “Secret Ambrosian Fire” uma nova fase onde sobressai o amor pela poesia e uma sonoridade onde a atmosfera ocupa o lugar de estruturas musicais mais complexas. Uma autêntica oferenda de paisagens sonoras atmosféricas que tremem e rangem logo que o black metal dos Mosaic entra em erupção.
OSI AND THE JUPITER

Saídos do Ohio, nos Estados Unidos, ao longo das margens do Rio Cuyahoga (muito importante para a celebração do Tratado de Greenville, assinado entre Americanos e as populações indígenas que habitavam o noroeste), “Nordlige Rúnaskog” é o terceiro disco de Osi And The Jupiter, uma banda cujo som imponente e atmosférico é influenciado pelo folk pagão, estabelecendo uma ligação espiritual entre a Natureza e os Deuses de outros dias.
Num disco em que o conceito gira em torno das noções de vida, morte e renascimento, “Nordlige Rúnaskog” representa o trabalho do multi-instrumentista Sean Kratz, que aliado ao trabalho de violoncelo do seu irmão de armas Kakophonix, reproduz os passos dos seus antepassados que aceitavam a tarefa de explorar novos territórios e deixar a velha Europa para trás. Osi And The Jupiter representa o espírito americano; uma fórmula criativa estranha mas única e fortemente conduzida pelas tradições dos antigos, que ao terceiro disco floresce e vê a banda atingir o seu pico criativo.
ATEIGGÄR

O sangue dos deuses pagãos corre na veia dos Ateiggär, uma entidade que tem no mini-álbum “Us d’r Höll chunnt nume Zyt” a transcrição sonora de uma fórmula supernatural que abriga os conceitos do espaço e do tempo. É uma jornada mística que nos leva aos terrenos de Levania, a ilha (representada pela nossa Lua) que um demónio deu a conhecer a um jovem islandês e à sua mãe bruxa, e cuja história original foi muito importante para o estudo da astronomia.
Nesta viagem musical, penetramos directamente na consciência dos deuses e num universo lírico onde impera a alquimia e as ideias místicas de outrora. A sonoridade está enraizada na tradição da segunda vaga de black metal ainda que com um toque tão jovial quanto selvagem, proporcionando temas majestosos e à altura do que se fazia na década de 1990.

Metal Hammer Portugal

Fen “The Dead Light”
Reviews Dez 3, 2019
Running Wild “Crossing the Blades” EP
Reviews Dez 2, 2019
Caronte “Wolves of Thelema”
Reviews Dez 2, 2019
Cro-Mags “From The Grave” (EP)
Reviews Dez 2, 2019

Akando: sob o signo dos totens
Subsolo Nov 19, 2019
Ascend The Hollow: a obsolescência do Homem
Subsolo Nov 5, 2019
Helhesten: a luta entre o bem e o mal
Subsolo Nov 5, 2019
ShreddeR: salada de brita
Subsolo Out 29, 2019