The Silent Wedding: um casamento bastante sonoro
Subsolo 1 de Outubro, 2019 Metal Hammer


Origem: Grécia
Género: progressive power metal
Último lançamento: “Enigma Eternal” (2017)
Editora: FYB Records
Links: Facebook | YouTube
Entrevista e review: João Correia
Dos desígnios helénicos vêm os The Silent Wedding, uma banda de metal progressivo que, com “Enigma Eternal”, espanta pela técnica, pelas abordagens maduras e por intervenientes claramente dedicados, bem como um convidado de luxo.
«(…) são apenas músicas e letras escritas utilizando as nossas mentes, corações e almas.»
O que esperar: «”Enigma Eternal” foi lançado em 2017. Fazer este álbum foi uma experiência única. Tivemos muita sorte por trabalhar com o incrível Travis Smith em relação à capa. Demos vários concertos para promover este disco pela Europa com a banda britânica Threshold, com a qual já tivemos o privilégio de fazer uma digressão em 2014. São uma grande influência e inspiração para nós. Também demos óptimos concertos na Grécia, dividindo o palco com bandas como Iced Earth e Saxon, e muitas mais. Assim, podem imaginar que já cumprimos mais objectivos do que os que poderíamos imaginar. Quanto às expectativas, são apenas músicas e letras escritas utilizando as nossas mentes, corações e almas.»
Conceito: «O principal conceito do álbum é a existência humana em geral. As letras referem-se à jornada de todos os seres humanos nessa condição chamada vida. Existem dois trípticos em torno dos quais o tema é desenvolvido: Origem – Caminho – Destino, Nascimento – Amor – Morte. Além disso, as letras falam sobre solidão, vaidade, preconceito e todos os tipos de restrições sociais.»
Influências: «Sabes, com o passar dos anos, todos crescemos e amadurecemos, principalmente como músicos, mas também como personalidades em geral. Teoricamente falando, isso reflecte-se nas nossas músicas e letras. Durante o procedimento da composição, buscamos a nossa verdade interior, mas também passamos bons momentos na companhia de amigos. Em relação às nossas referências musicais, a Metal Hammer (GR) citou: “Com uma vibe de Kamelot e a abordagem artística dos Evergrey, combinadas com reminiscências dos Savatage, criaram um álbum impressionante”…»
Review: É óptimo perceber que ainda existem bandas que se dedicam a criar material clássico e adulto sem receio de parecerem ultrapassadas. Influenciados por bandas seminais como Savatage (e ouve-se tão bem a influência de “Dead Winter Dead” em “Enigma Eternal”) e Kamelot, os gregos The Silent Wedding deixam-nos boquiabertos com a oferta geral que nos estendem: produção imaculada, uma capa exemplar, músicos de eleição e temas que entram sem esforço, de tão naturais que são. Tome-se como exemplo “Catharsis” e todo o que foi dito anteriormente fará todo o sentido. A colaboração de Tom Englund (Evergrey) em “A Dream of Choices” é só mais um motivo para prestarmos atenção aos The Silent Wedding. Quando vivemos em tempos de uma diversidade tão ampla e que nos obrigam a estar na nossa melhor forma para podermos assimilar tanto conteúdo novo, é muito gratificante ouvirmos metal clássico bom, sem complicações, rótulos exóticos ou outras neo-tendências geralmente criadas para disfarçar fracas execuções. O estilo dos The Silent Wedding é um e apenas um: metal. O subgénero? De alta qualidade. É quanto basta.
Israthoum “Arrows from Below”
Reviews Dez 9, 2019
Fen “The Dead Light”
Reviews Dez 3, 2019
Running Wild “Crossing the Blades” EP
Reviews Dez 2, 2019
Caronte “Wolves of Thelema”
Reviews Dez 2, 2019
The Spectre Beneath: ventos de esperança
Subsolo Dez 9, 2019
Tezura: thrash, thrash, thrash!
Subsolo Dez 9, 2019
Akando: sob o signo dos totens
Subsolo Nov 19, 2019
Ascend The Hollow: a obsolescência do Homem
Subsolo Nov 5, 2019