Acaba por ser um pouco injusto esta banda estar ainda tão oculta dentro do movimento norueguês, tendo em conta que não são de todo... Svarttjern “Shame Is Just a Word”

Editora: Soulseller Records
Data de lançamento: 17.01.2020
Género: black metal
Nota: 4/5

O tema de abertura deste “Shame Is Just a Word”, convenientemente intitulado “Prince of Disgust” é mais do que uma boa introdução ao álbum ou aos Svarttjern – é uma bela malha de black metal na sua vertente mais purista, e o que se segue neste quinto álbum dos noruegueses é algo que não vai desanimar os fãs de Tsjuder, Taake ou 1349.

Carregado de profanações demoníacas, o black metal tradicionalista dos Svarttjern é também daquele que vem bem produzido, e com bastantes elementos de punk/rock que se exprimem em riffs pegajosos e em melodias, afastando ligeiramente este registo dos seus congéneres mais agressivos, como Mayhem ou Watain, mas trazendo temas igualmente potentes como “Frost Embalmed Abyss” e “Ta Dets Drakt”.

Acaba por ser um pouco injusto esta banda estar ainda tão oculta dentro do movimento norueguês, tendo em conta que não são de todo novatos na cena e que os discos anteriores não desiludiam, mas talvez seja com este “Shame Is Just a Word” que o reconhecimento que merecem venha finalmente. Até lá hão-de se manter desavergonhados e com muito talento, sem dúvida.