Sunken é do melhor black metal atmosférico que vais ouvir em 2020. Sunken “Livslede”

Editora: Vendetta Records
Data de lançamento: 18.09.2020
Género: black metal
Nota: 4/5

Sunken é do melhor black metal atmosférico que vais ouvir em 2020.

Se a estreia em 2017 com “Departure” foi uma surpresa, “Livslede” em 2020 é a certeza de que este colectivo dinamarquês só quer e só sabe fazer bom black metal atmosférico. Continuando aquilo que criaram há três anos, os Sunken mantêm a fasquia muito elevada e regressam com mais uma mão-cheia de temas repletos de metal denso e etéreo, bonito e melancólico, em que expiam um universo extremamente pessoal, levando o ouvinte por uma viagem emocional alimentada a ansiedade, ódio auto-infligido e falta de esperança.

Ao longo de cerca de 43 minutos, o quarteto elabora uma experiência sensorial muito rica em riffs repetitivos, hipnotizadores e em cascata incessante, indo-se lá cima, aos píncaros de uma revolta épica, para, a tempos, descermos onde o tufão de água rebenta nas rochas. É assim que funciona a ansiedade, com altos e baixos, euforia angustiante quando atinge o pico e depressão devastadora quando o coração finalmente pára de bater descontroladamente – é também assim que os Sunken produzem a sua música, a um ritmo alucinante quando envereda pelo black metal veloz para acalmar numa falsa segurança quando pinta uma tela envolta em ambientes nevoeirentos e solitários em modo post-rock.

Indicado para fãs de Wolves in the Throne Room e Woods of Desolation, Sunken é do melhor black metal atmosférico que vais ouvir em 2020. Ao segundo longa-duração, os dinamarqueses têm tudo para escalar em popularidade, mesmo que se trate de um nicho, e vôos mais altos são nitidamente esperados.