Embora activos desde 2010, só passados 9 anos é que os ShadowStrike se aventuraram com o seu disco de estreia, o que só indica... ShadowStrike: o valor do espírito humano

Origem: EUA
Género: power metal
Último lançamento: ”Legends Of Human Spirit” (2018)
Editora: independente
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: João Correia

Embora activos desde 2010, só passados 9 anos é que os ShadowStrike se aventuraram com o seu disco de estreia, o que só indica o cuidado que os nova-iorquinos colocaram nele.

«Há terreno comum partilhado pela maioria das músicas, mas cada uma oferece algo de único.»

O que esperar: «O nosso objectivo era criar algo constantemente envolvente e que, ainda assim, oferecesse variedade ao seu som. Há terreno comum partilhado pela maioria das músicas, mas cada uma oferece algo de único. Por exemplo, uma música pode apresentar uma orquestra mais clássica, enquanto que outra pode ser um pouco mais contemporânea. Também ajuda que todos os membros do contribuam para o processo de composição, pois ajuda a impedir que cada faixa se pareça demasiado com a anterior.»

Conceito: «Existe um conceito solto ao longo do álbum. Com o título “Legends Of Human Spirit” queríamos dizer que cada música é uma história separada, mas ao todo são histórias sobre a humanidade em geral, que foi um bom tópico a ser explorado devido à sua amplitude. As músicas cobrem temas como corrupção, perseverança, ambição, força, etc. “Heart For Yearning Journey” dá início ao álbum e referencia todas as outras faixas e a aventura que ainda está para vir.»

Influências: «Desde o lançamento do EP em 2014, o nosso som evoluiu principalmente na área sinfónica. Embora tivéssemos elementos sinfónicos nele, crescemos e ficámos mais complexos. Também costumávamos utilizar muitos sons de videojogos e chiptune no nosso material mais antigo. Gostaríamos muito de explorar ainda mais essas influências no futuro, por isso não descartaremos ainda esse aspecto do nosso som! As nossas influências principais abrangem música clássica, OST’s da Disney, bandas como Galneryus, Aquaria, Rhapsody of Fire e DragonForce, OST’s de videojogos, rock… há tantas que é difícil indicá-las todas!»

Review: A primeira ideia que nos ocorre quando ouvimos “Heart For Yearning Journey”, tema inicial de ”Legends Of Human Spirit”, é que os ShadowStrike são uma banda de power metal que incluem música de… jogos de computador? O que a princípio parece algo estranho e um tanto ou quanto desprovido da técnica necessária para uma banda do género impressionar é totalmente eclipsada em “Fly With Me”, um hino contemporâneo do power metal com severas influências de bandas como Stratovarius e DragonForce, incluindo prestações técnicas de luxo, principalmente do vocalista, do guitarrista e do teclista. ”Legends Of Human Spirit” é power metal sinfónico colossal que deve ser ouvido na íntegra e repetidamente para melhor nos apercebermos do que os ShadowStrike realmente valem.