Adeptos da tradição oral folclórica finlandesa, os Sammontakojat apresentam em 2019 um EP que promete um disco de estreia a ter em atenção. Sammontakojat: contos dos mil lagos

Origem: Finlândia
Género: folk metal
Último lançamento: Syntymä (EP, 2019)
Editora: independente
Links: Facebook
Entrevista: João Correia | Review: Diogo Ferreira

Adeptos da tradição oral folclórica finlandesa, os Sammontakojat apresentam em 2019 um EP que promete um disco de estreia a ter em atenção.

«Acreditamos que atingimos um equilíbrio no nosso último lançamento.»

O que esperar: «O nosso objectivo era lançar novas músicas com novos membros. Tentar ser mais experimental com a nossa música experimentando diferentes nuances e contribuindo mais para cada música. Tentar destacar cada música. As pessoas podem contar com uma viagem completa pela história finlandesa, ouvir histórias e mundos do épico nacional Kalevala.»

Conceito: «Todo o conceito da banda é baseado no épico nacional finlandês Kalevala e em alguns dos eventos e nalguns personagens históricos.»

Influências: «Neste momento, sabemos o que queremos da nossa música. Escrever músicas que são ao mesmo tempo fáceis de abordar e experimentais. Acreditamos que atingimos um equilíbrio no nosso último lançamento.»

Review: Finlandeses de gema, tal característica é por demais evidente ao ouvirmos os primeiros momentos da música folclórica que este grupo nos tem para dar. Cantar na língua materna é praticamente uma obrigatoriedade neste tipo de bandas e é sempre uma mais-valia para tornar tudo mais honesto. Ainda que seja folk metal o que esta banda toca, refira-se uma orientação mais hard-rock/heavy metal nas guitarras e um aspecto mais moderno com a utilização de teclados. Indicado para fãs de Korpiklaani.