A cena rock/metal nacional continua a ser um tesouro por descobrir totalmente e os últimos anos têm sido de pura exploração nesse território com... Para ver: 5 documentários sobre rock/metal em Portugal
Mão Morta

A cena rock/metal nacional continua a ser um tesouro por descobrir totalmente e os últimos anos têm sido de pura exploração nesse território com o surgimento de vários documentários que aqui sugerimos.

-/-

Heavy Metal Portugal (2018)
Realizado por João Mendes, este documentário é o primeiro a explorar profundamente o heavy metal português, contando com mais de uma centena de depoimentos.

-/-

Meio Metro de Pedra (2012)
Ao longo de pouco mais de uma hora, este filme de Eduardo Morais expõe o desenvolvimento da contracultura rock n’ roll em Portugal desde a sua ascensão nas colónias ultramarinas.

-/-

Uma Espécie de Punk / A Um Passo da Loucura / Enterrado na Loucura (2017)
Numa investigação profunda com apadrinhamento da Antena 3, estes três documentários, que se interligam, analisam a cena punk nacional desde a sua chegada à sua implementação.

-/-

Ama Romanta – Uma Utopia que Fazia Discos (2019)
Ao longo de duas horas é contada a história da Ama Romanta, editora de João Peste (Pop Dell’Arte), que cultivou a cena alternativa em Portugal na segunda metade da década de 1980, em que se destacam projectos como Pop Dell’Arte, Mão Morta, Telectu, Sei Miguel, Mler Ife Dada, Croix Sainte ou Anamar.

-/-

Música em Pó (2015)
Em mais um registo com assinatura de Eduardo Morais, aqui vamos ao encontro de coleccionadores de vinis em Portugal. Durante pouco mais de uma hora falam sobre a sua adorada colecção e partilham histórias concretas e sui generis sobre a sua paixão.