Entrevista com ODC. ODC: «Como antes, temos de quebrar os códigos novamente»

Uma das grandes revelações da música internacional é ODC, que segue uma linha de metal alternativo com várias influências na sua música, o que os torna cada vez mais conhecidos no cenário actual. Liderada pela fundadora e vocalista Celia Do – ao lado dos companheiros Raphael (guitarra), Robin (baterista) e Sonny (baixo) –, a banda prepara-se para lançar o novo single “I Love the Way You Fall”.

Celia Do, que está pronta para se tornar uma das grandes vozes femininas da cena metal, fala sobre o projecto: «Criei-o com o Yannis, que é o meu compositor. Durante dois anos definimos o nosso som, o nosso universo, antes de começarmos como banda. Em 2017 lançámos a nossa primeira música e demos o nosso primeiro concerto. Um momento emocionante para nós.» Sobre as diversas influências na música, Celia Do diz: «Somos inspirados por uma ampla variedade de estilos musicais. Admiramos muitas grandes figuras do rock, como Black Sabbath ou Nirvana, mas é especialmente do metal progressivo (para o Yannis) e do post-grunge (para mim) que tiramos a nossa inspiração. O compositor trabalha sozinho na primeira versão da música. As letras estão relacionadas à emoção que sinto quando ouço a faixa pela primeira vez. O Cyril, que é o meu letrista, traduz os meus pensamentos e, quando as palavras são escritas, todos trabalhamos em conjunto para refinar o som e as vozes. O nosso trabalho é muito colaborativo. É muito bom porque nos conhecemos bem.»

O lema dos ODC é modernizar o metal, uma ideia que está em alta e tem conquistado muitos fãs. «Somos muito abertos a todos os tipos de música e adoramos misturar estilos diferentes. Acho que um género pode sobreviver a décadas e atrair novos públicos ao evoluir e integrar novos sons — é isso que estamos a tentar fazer.» Celia Do pretende usar o projecto para fazer com que o rock faça parte da cultura urbana dos tempos actuais. O rock e o metal perderam o fôlego e estão no underground na maioria dos países – para a vocalista, o metal moderno pode trazer o estilo de volta ao gosto popular: «Como o rock e o metal fizeram antes, temos de quebrar os códigos novamente. Devemos ousar propor novos sons, inovar para renovar sem se negarem os clássicos. Esse é o lema de ODC.»

A banda obteve muito sucesso nas plataformas de streaming com lançamentos independentes. Sendo um mérito pela música ousada que fazem, Celia comenta sobre o que acha que fez tanto sucesso na música dos ODC: «Alguns fãs definem-nos como uma ponte entre a música moderna e o rock clássico. Talvez seja por isso que fomos notados. É sempre difícil de saber… O mais importante é que fazemos a música que amamos, sem mentiras, sem concessões, e estamos gratos que as pessoas gostem.» Os ODC seguem com singles, e dizem-nos que é esse tipo de lançamento que a banda prefere, sem se pensar em lançar um álbum completo. «Quando uma música está pronta, lançamo-la. Ainda não sei o que faremos amanhã.»

Entretanto, já estão a trabalhar no próximo lançamento, o single “I Love the Way You Fall”, que fala sobre o amor e a imagem da mulher de hoje: livre para escolher e livre para agir. «Quando começámos a trabalhar nessa música, foi um momento difícil para mim. Duvidei de algumas das minhas escolhas. Tinha de mudar o jogo. Todos nós conhecemos esses momentos. Devemos lutar ou ceder? Assim, queria afirmar-me ainda mais com essa música. Como mulher, claro, mas ainda mais como artista. “I Love the Way You Fall” é uma mensagem para todas as pessoas – homens e mulheres – que estão a lutar para se tornarem ou permanecerem livres. Manda à merda as pessoas tóxicas, as atitudes negativas.»

O single será lançado a 6 de Maio de 2021 em todas as plataformas digitais.