Explorando o ancestral, os October Falls criaram um álbum de fogo e fúria que presta juramento ao passado e à natureza numa época tão... October Falls “A Fall of an Epoch”

Editora: Purity Through Fire
Data de lançamento: 30.05.2020
Género: black/folk metal
Nota: 4/5

Explorando o ancestral, os October Falls criaram um álbum de fogo e fúria que presta juramento ao passado e à natureza numa época tão desligada das origens.

Projecto fundado em 2001, October Falls é um pérola escondida do black/folk metal europeu que tem o seu culto no seio mais underground. Inicialmente surgindo como uma banda de um só homem, M. Lehto acabou por recrutar Marko Tarvonen (Barren Earth, Moonsorrow) para a bateria em 2007 e Sami Hinkka (Ensiferum) para o baixo em 2011. Sete anos depois de “The Plague of a Coming Age”, o agora trio avança com o tão aguardado quinto LP “A Fall of an Epoch”, um título tão cheio de sentimento como a própria música que se ouve ao longo de quase 50 minutos.

Regressando ao underground editorial através da Purity Through Fire, os finlandeses oferecem-nos cinco longas composições repletas de emoção, melancolia e melodia. Paixão, peso e sentido épico também são expressões que podemos, e devemos, utilizar para falar de “A Fall of an Epoch”, um registo que funde black metal melódico, atmosférico e imersivo com segmentos folk compostos essencialmente por guitarras acústicas. A rapidez não é esquecida e, quando necessário, somos varridos por guitarras furiosas e geladas em tremolo-picking apoiadas por intensos blast-beats.

Explorando o ancestral, os October Falls criaram um álbum de fogo e fúria que presta juramento ao passado e à natureza numa época tão desligada das origens. Os tempos avançam, as florestas podem estar mais pobres e as neblinas mais poluídas, mas há ainda quem não esqueça uma ligação que será intemporal até ao fim da nossa existência.