Prika Amaral: «Estou muito feliz com a nova equipa de Nervosa e temos um longo caminho juntas»
Entrevistas 14 de Janeiro, 2021 Diogo Ferreira


Em 2018, com “Downfall of Mankind”, as brasileiras Nervosa tornaram-se na banda totalmente feminina mais respeitada do universo metal. Todavia, apesar do bom álbum e dos concertos destrutivos, a afinidade interna não era a melhor, o que levou Fernanda Lira (voz, baixo) e Luana Dametto (bateria) a abandonarem o barco. A guitarrista e fundadora Prika Amaral não baixou os braços e depressa reuniu um novo exército, desta vez extra Brasil, tornando Nervosa numa banda internacional, com Diva Satanica (voz) a representar Espanha, Mia Wallace (baixo) pela Itália e Eleni Nota (bateria) pela Grécia.
Após comunicação constante via Internet (até porque a pandemia rebentou e impossibilitou qualquer contacto físico), as quatro meninas (expressão comummente usada por Prika) juntaram-se em carne e osso pela primeira vez no estúdio de Martin Furia para gravarem a novidade “Perpetual Chaos”.
Em declarações à Metal Hammer Portugal, Prika conta como reuniu esta nova formação.
Enquanto Diva Satanica já possui algum reconhecimento, pelo menos na Península Ibérica, enquanto vocalista de Bloodhunter e Mia Wallace deu nas vistas como baixista de Abbath, Eleni Nota, na bateria, é a menos conhecida e é o elemento que mais tem impressionado, percebendo-se o seu dom logo de imediato quando lançaram o primeiro single “Guided by Evil”.
Prika recorda como ficou entusiasmada com as novas companheiras quando começaram a trabalhar física e proximamente no estúdio de Martin Furia.
No departamento lírico, as letras continuam muito agressivas e críticas, havendo todo um ataque ao domínio das elites, mas também ouvimos versos sobre alienação e suicídio através da voz demoníaca de Diva Satanica. Se por um lado, o que está errado aos olhos de Prika é o que lhe dá inspiração, por outro lado também é algo que gostaria de ver erradicado. A guitarrista tece a sua opinião sobre o Brasil e o mundo.
Partindo-se para um aspecto mais positivo da conversa que a Metal Hammer Portugal teve com Prika Amaral, é notório e notável que as mulheres têm cada vez mais um papel activo no metal, já que começaram a passar da plateia para o palco com força e rapidez, um desenvolvimento que tem alguma base em plataformas como o YouTube, que se tornou uma ampla ferramenta para partilha de novos e mais talentos. Como guitarrista e mulher, Prika conta como tem vivido esta ascensão feminina.
Com um following visível em Portugal, as Nervosa trabalham incessantemente para que o nosso país seja incluído nas rotas europeias das suas digressões, deixando uma mensagem aos fãs portugueses como remate final.
“Perpetual Chaos” tem data de lançamento a 22 de Janeiro de 2021 pela Napalm Records.
Orden Ogan “Final Days”
Reviews Mar 8, 2021
Isgherurd Morth “Hellrduk”
Reviews Mar 8, 2021
Sepulcros “Vazio”
Reviews Mar 7, 2021
Baest “Necro Sapiens”
Reviews Mar 7, 2021
Myronath: culto à Nª Srª da Morte Sagrada
Subsolo Mar 4, 2021
Solo Borges: para a frente é o caminho
Subsolo Mar 4, 2021
Royal Hell: tribunal supremo
Subsolo Mar 2, 2021
Abstrakt: cisma da humanidade
Subsolo Mar 1, 2021