Ainda que o último EP date de 2016, os Loits não editam um longa-duração desde 2007, altura em que era lançado "Must album". A... Loits: ode à perfeição

Origem: Estónia
Género: black metal
Último lançamento: “You, That May Wither” (2019)
Editora: independente
Links: Facebook
Entrevista: Joel Costa | Review: João Correia

Ainda que o último EP date de 2016, os Loits não editam um longa-duração desde 2007, altura em que era lançado “Must album”. A banda da Estónia quebra agora o silêncio com uma cover dos Ved Buens Ende, mostrando assim o quanto cresceram musicalmente durante este período de tempo.

«A execução deste tema transparece o estado actual em que se encontram os Loits.»

A cover dos Ved Buens Ende: «Depois de um longo silêncio, este é o único tema que gravámos em estúdio. Por um lado é uma homenagem àquela que é uma das influências mais fortes dos Loits e uma das nossas bandas favoritas de sempre. Por outro lado, a execução deste tema transparece o estado actual em que se encontram os Loits e o caminho que estamos a planear seguir.»

Silêncio: «O último longa-duração dos Loits foi lançado há mais de uma década. Não posso arriscar definir musicalmente a banda mas no que à ideologia diz respeito os Loits não mudaram muito ao longo dos anos, e se sentirmos que é a altura certa para gravar um novo disco então não andará muito longe do que já desenvolvemos no passado.»

Review: Quando os estónios Loits apresentaram uma cover de Ved Buens Ende para a compilação “Subsolo” da Metal Hammer Portugal, a desconfiança e a surpresa pela ousadia da tarefa deixou-nos curiosos, mas foi só até ouvirmos o resultado. A versão de “You, That May Wither” conseguida pelos Loits deixaria os Ved Buens Ende orgulhosos, tal é a abordagem personalizada e a perfeição atingida por este sexteto de black metal avantgarde neste tema. A produção, então, é uma ode à perfeição. Agora, esperemos pelo próximo disco de originais da banda. Valerá a pena, certamente.