"The Final Sin" é o quinto álbum dos austríacos Irdorath e finaliza uma trilogia iniciada em 2013. A Metal Hammer Portugal conversou com o... Irdorath: derradeiro pecado

Origem: Áustria
Género: black/thrash metal
Novo lançamento: “The Fina Sin” (2020)
Editora: Art Gates Records
Links: Facebook | Bandcamp

“The Final Sin” é o quinto álbum dos austríacos Irdorath e finaliza uma trilogia iniciada em 2013. A Metal Hammer Portugal conversou com o vocalista, guitarrista e único membro-fundador, Markus Leitner, que nos conta um pouco do percurso da sua banda e da satisfação obtida com a novidade discográfica, sem esquecer ataques directos à religião organizada.

«A ideia de eliminar deus / crença falsa pode ser um objectivo pelo qual vale a pena lutar.»

Tendo lançado um novo álbum a cada três anos, quão satisfeito estás com a carreira e com o novo álbum?
Desde a nossa fundação em 2005, passámos por muitos altos e baixos, seja por causa da perda de membros, pela decepcionante cooperação com editoras ou por qualquer outra coisa. Sou o único membro-fundador que resta e alguns acordos que fizemos no passado com editoras foram decepcionantes. Mas tivemos motivação para continuar e evoluir a partir de grandes experiências no palco, bem como através do feedback aos nossos discos / músicas e da devoção da nossa formação actual.
Então, por enquanto, concentramo-nos no nosso novo lançamento “The Final Sin” e na nova cooperação com a Art Gates Records. Estamos muito satisfeitos com o trabalho e com a cooperação, e estamos cheios de esperança de que esta colaboração continue!
Já agendámos alguns concertos promissores em toda a Europa e estávamos no estágio de planeamento de algumas digressões. Infelizmente, a pandemia do coronavírus atingiu-nos como a muitos outros, seja no ramo da música, no emprego ou no privado. Então, tivemos que cancelar tudo e estamos a trabalhar em novos concertos após o término da crise. No entanto, decidimos lançar “The Final Sin” conforme planeado. Para nós, deixar que esta epidemia nos derrube não é opção. Os fãs de música extrema anseiam por mais, mesmo ou especialmente agora.
Estamos mais do que satisfeitos e orgulhosos com o novo disco, e achamos que estamos mais perto do ponto a que as nossas influências e evolução nos levaram nos últimos 15 anos. Também estamos muito satisfeitos com o som e o trabalho do Hertz Recording Studio. Trabalhamos com eles desde “Denial Of Creation”, e os irmãos Wislawsky também estão a aprender mais sobre a ideia da nossa música e som. E consegue-se ouvir claramente que o resultado é excelente!

“The Final Sin” é um título muito forte que nos leva à morte e à condenação. Dirias que esses são os dois principais conceitos do álbum, tendo a religião como alvo final?
“The Final Sin” é o último capítulo da trilogia que começamos com “I Am Risen”. De alguma forma, é uma análise e reflexão crítica e cínica sobre a religião, o cristianismo e a miséria que trazida à humanidade. “The Final Sin” é o último ataque de Cristo renascido para apagar o divino e, com isso, dar à humanidade uma nova hipótese para agir melhor no futuro, sem o engano de uma falsa crença e sem a corrupção das instituições, como a igreja católica.
Portanto, sim, pode resumir-se assim, mas o principal aspecto subjacente é a crítica religiosa, que inclui a ideia de que a eliminação de deus / crença falsa pode ser um objectivo pelo qual vale a pena lutar. E não queremos dizer que ninguém deva acreditar no que quiser, mas a crença institucional nada mais é do que uma das maiores redes criminosas. Como em toda história registada que vemos, as autoridades usaram as religiões e os povos que acreditam nisso para suprimi-los, justificar guerras, matar, roubar e muito mais.
Era importante para nós encontrar um título forte e significativo, que leve o ouvinte à nossa principal temática lírica, apoiado pelo grande artwork que um artista desconhecido nos fez: Giannis Nomikos (GN ART). Ele conseguiu expor a nossa visão num pedaço de papel, o que nos impressionou desde logo.

Em relação à evolução da banda, dirias que a guitarra lead melódica e a bateria estrondosa são as maiores conquistas de “The Final Sin”?
É difícil de responder a essa pergunta. Tentámos encontrar o equilíbrio entre um som extremo e poderoso, que não destrua as melodias, a harmonia entre guitarras, as vozes e a dinâmica de cada música. E acho que o fizemos muito bem, estamos confiantes com o resultado.
E sim, tentamos aprender com cada disco que fizemos no passado, e tentamos encontrar os nossos pontos fortes e apagar pontos fracos. Assim chegámos a este ponto, em que a melodia ganha cada vez mais importância. Mas a bateria poderosa e a secção de ritmo têm o mesmo peso para mim ao compor músicas. Também se deve ter em mente que algumas coisas não são previsíveis ao compor-se músicas. Portanto, não usamos um cronograma quando compomos.
Somos uma banda em que o processo de composição não é mecânico, não há uma receita básica. É mais como um processo fluente entre mim e o nosso baterista, o Thomas.

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“The Final Sin” é o novo álbum dos Irdorath e tem data de lançamento a 1 de Maio de 2020 pela Art Gates Records. A review ao disco pode ser lida AQUI.