Mais de 20 anos depois, os Incognita estão de volta aos lançamentos e com nova formação. Se por agora contamos apenas com o single... Incognita: quebrar o anonimato

Género: thrash metal / funk metal / hardcore
Origem: Portugal / Finlândia / Reino Unido
Último lançamento: “Say My Name!” (single, 2019)
Editora: independente
Links: Facebook
Entrevista e review: Diogo Ferreira

Mais de 20 anos depois, os Incognita estão de volta aos lançamentos e com nova formação. Se por agora contamos apenas com o single “Say My Name!”, o final de 2019 trará novo longa-duração.

«Tem-se melhorado cada vez mais à medida que nos conhecemos novamente.»

Objectivos: «Como temos uma nova formação depois de um intervalo de 25 anos, decidimos fazer um EP. E pensámos que um single seria perfeito… Então lançámos um single chamado “Say my name!”. O nosso objectivo era literalmente tentar fazer com que as pessoas se lembrassem de nós, mas também para nos posicionarmos com uma nova roupagem com coisas para dizer… Então, decidimos fazer um álbum (e parece que é isso que as editoras preferem).»

Conceito: «O álbum será intitulado “Polarisation”. Será sobre o mundo ser tão dividido e tribal. O single “Say My Name!” é sobre o anonimato que as pessoas têm online.»

Evolução: «Não queríamos soar como toda a gente. Muitas bandas estão a usar o mesmo Neural DSP ou outros plugins, etc., e até mesmo amplificadores. Geralmente, as bandas com o som do momento parecem muito genéricas… Muitas soam ao mesmo… Então, quando elas zig, nós zag!, de volta ao nosso amor pelo funk metal e pelo caos! Bem, dois de nós estão sediados na Finlândia. Isso significa que temos uma ideia específica do som e, geralmente, nós compomos as músicas e partilhamo-las para alterações ou ajustes com os outros dois que estão sediados no Reino Unido. E sim, tem-se melhorado cada vez mais à medida que nos conhecemos novamente.»

Influências: «É difícil, pois cada indivíduo tem gostos e influências muito diferentes, mas queríamos ter a certeza que mostrávamos a assinatura de como os Incognita compõem e se expressam em 2019.»

Futuro: «O álbum estará completo em Novembro de 2019 e depois vamos lançá-lo… Após o lançamento, esperamos fazer uma mini-tour pela Finlândia, e depois o mesmo em Portugal em 2020. Estamos ansiosos!»

Review: Com uma incarnação inicial na primeira metade da década de 1990, os nacionais Incognita reapareceram em 2018 para, agora em 2019, lançarem o segundo álbum. Sem se focarem obrigatoriamente num só subgénero do metal e do rock, a banda revitalizada semeia largamente para colher, divide para conquistar. Isto é, tanto ouvimos um baixo que nos remete ao groove metal como somos incentivados ao headbanging com guitarras compactas que deambulam entre a mecânica do industrial e o rasgo do thrash metal, isto tudo sem esquecer uma veia hardcore na voz.