Ainda que os temas de "After The Storm" girem à volta de uma temática marítima, não se pode dizer que este seja um disco... Horizon Ignited: por estranhas marés

Género: metal melódico / metalcore
Origem: Finlândia
Último lançamento: After The Storm (2019)
Editora: independente
Links: Facebook
Entrevista: Joel Costa | Review: Diogo Ferreira

Ainda que os temas de “After The Storm” girem à volta de uma temática marítima, não se pode dizer que este seja um disco conceptual. A trabalhar na sua fórmula sonora e em fase de preparação de um novo disco, a Metal Hammer Portugal dá a conhecer os finlandeses Horizon Ignited. É o guitarrista, compositor e fundador Johannes Mäkinen quem tem a palavra.

São as harmonias que nos fazem aproximar dos In Flames mas há também alguns elementos modernos de metalcore nas nossas músicas

Sobre o último disco: «Uma vez que “After The Storm” foi a primeira coisa que a nossa banda fez publicamente, as nossas expectativas são nulas. Tudo o que queríamos quando iniciámos o processo de composição e gravação deste disco era dar às pessoas uma hipótese de ouvirem a nossa música depois de saírem dos nossos concertos. Contudo, percebo agora que não funcionou bem assim… Quem ouvir pode esperar um álbum de rock melódico sólido, com a presença de muitos elementos do metal tradicional que fazem do nosso som algo fresco. Um dos melhores do ano, se me perguntares.»

Sonoridade ideal: «Logo no início estabelecemos uma série de guias que serviriam de base para a nossa sonoridade. Depois de compormos as primeiras três músicas – “Plague Of Dreams”, “Fire & Glow” e “Leviathan” – conseguimos perceber qual seria o som dos Horizon Ignited.»

São as harmonias que nos fazem aproximar [da sonoridade] dos In Flames.

Referências musicais: «Têm-nos dito muitas vezes que a nossa música soa aos trabalhos mais antigos de In Flames, algo que não possa negar, ainda que o nosso objectivo seja soar a Horizon Ignited. São as harmonias que nos fazem aproximar dos In Flames mas há também alguns elementos modernos de metalcore nas nossas músicas. Procurei também incorporar aquele estilo massivo dos riffs de Rammstein e foi uma combinação que resultou muito bem.»

REVIEW
Horizon Ignited
«After The Storm»
independente, 2019


Com uma carreira ainda curta, iniciada em 2017, estes finlandeses têm em “After the Storm” o álbum de estreia lançado no passado mês de Janeiro por via independente e digital. Ao longo de 11 faixas, a banda executa aquele metalcore moderno complementado por arranjos electrónicos que dão um ar colorido aos muitos segmentos emocionais característicos deste subgénero. São prontamente indicados para fãs de The Unguided, especialmente devido aos refrãos de voz limpa e aberta.