Metal 100% puro, mesmo na cara, sem tretas. HellgardeN “Making Noise, Living Fast”

Editora: Brutal Records
Data de lançamento: 10.04.2020
Género: groove/thrash metal
Nota: 3.5/5

Metal 100% puro, mesmo na cara, sem tretas.

Quarteto brasileiro formado em 2013, os HellgardeN partilham do gosto pela cerveja e pelo uísque, mas também do objectivo comum de se juntarem para fazer metal 100% puro, mesmo na cara, sem tretas.

Caracterizados pela promoção como uma loucura metal de altas octanas, os HellgardeN são facilmente apelidados como os Pantera do underground. Na realidade, as comparações são inevitáveis: se por um lado a voz de Diego Pascuci é fortemente influenciada em Phil Anselmo, por outro as guitarras de Caick Gabriel não devem nada ao professor Dimebag Darrell.

Para além do groove metal que se ouve em todas as oito faixas, os brasileiros incluem ainda uma abordagem ao thrash metal, alguns breakdowns que surgem de forma inesperada mas bem colocada, e um sentido muito leve de industrial.

Podem não ser a coisa mais inovadora – porque realmente não são –, mas a vontade de fazer metal decente e directo não lhes pode ser negada, sentindo-se uma atitude visceral e de assalto que pode muitas vezes faltar a outras bandas que se dizem diferentes e afinal não são. Acrescentar ainda que, para além da mistura contundente que fazem entre groove e thrash metal, o som orgânico que este disco emana é outro ponto fulcral e evidente que dá aos HellgardeN um cantinho especial no underground.