Inspirados na segunda vaga de black metal, os polacos Hegeroth têm em "Degenerate" a segunda parte de uma história com uma dose considerável de... Hegeroth: sons do mal

Origem: Polónia
Género:  black metal
Último lançamento: “Degenerate” (2019)
Editora: Mara Productions
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista: Joel Costa | Review: João Correia

Inspirados na segunda vaga de black metal, os polacos Hegeroth têm em “Degenerate” a segunda parte de uma história com uma dose considerável de obscuridade.

«Se queres viver fechado numa jaula, força, mas se não o quiseres então abre a tua mente e permite-te viver.»

Sobre a mensagem de “Degenerate”: «A nossa música baseia-se na Second Wave of Black Metal, mas podes encontrar elementos variados que se juntam a este estilo. O LP combina energia e brutalidade com melodias negras e bons riffs. As letras falam dos meus sentimentos obscuros e do meu estado mental mas sem qualquer tipo de mensagem. São escritas sempre na primeira pessoa e falam da minha relutância em ir à Igreja, da fé como uma patologia, etc. No entanto, se tivesse uma mensagem seria algo como ‘se queres viver fechado numa jaula, força, mas se não o quiseres então abre a tua mente e permite-te viver’.»

Sonoridade: «O álbum de estreia, editado em 2014, foi construído com base num estilo de black metal mais melódico e sinfónico. Em 2018, com a reactivação da banda num alinhamento de guitarra mais tradicional, procuramos climas mais crus e negros, mantendo a energia e a maldade do registo anterior. Como referências musicais podemos destacar nomes como Dark Funeral, Funeral Mist, Valkyrja, Satyricon, Avslut e Gorgoroth.»

Review: Os silesianos Hegeroth apostam tudo o que têm para criar black metal de inspiração polaca na linha de Azarath e Hate, mas com ares moderados de black metal sinfónico. “Master Of The Sins” é um tema desprovido de calcanhares de Aquiles que prova que o trio é plenamente competente e dedicado à arte já quase perdida de fazer música extrema descomplexadamente. Extraída de “Degenerate” (2019), a toada desta música apresenta sem margem para dúvidas.