O power metal brasileiro já é, por si só, muito famoso mundialmente, mas se juntarmos influências de Avantasia e compositores europeus clássicos tudo... Heaven – Choir Metal: rituais neoclássicos

Origem: Brasil
Género: power metal / neoclássico
Último lançamento: “Sacred Blood” (single, 2018)
Editora: independente
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: Diogo Ferreira

O power metal brasileiro já é, por si só, muito famoso mundialmente, mas se juntarmos influências de Avantasia e compositores europeus clássicos tudo ficará ainda mais bombástico. Eis os Heaven – Choir Metal!

«Em 2020, estamos focados em compor, gravar e lançar novas músicas com o objectivo de editar o nosso álbum até o final do ano.»

Objectivos: «O single “Sacred Blood” foi lançado em 2018 para apresentar uma banda que une o peso do heavy metal com vozes corais e elementos orquestrais. A música tem muitas influências do power metal e da música clássica, com referências da invenção a duas vozes em Si (BWV 785) de Johann Sebastian Bach. As letras são baseadas em temas barrocos e descrevem, sem associações religiosas, um ritual de fertilidade e prosperidade presente em muitas culturas diferentes que se refere ao sangue e sacrifício provenientes da continuidade da vida. Em 2019, participámos em concursos e festivais por todo o Brasil para divulgar o nosso trabalho. Em 2020, estamos focados em compor, gravar e lançar novas músicas com o objectivo de editar o nosso álbum até o final do ano.»

Conceito: «O processo de criação da música é realizado de forma colaborativa, com ideias e influências de cada membro. De início não escolhemos seguir uma direcção forçada quando se compunham novas músicas. “Sacred Blood” foi desenvolvido com base em temas barrocos. As novas composições, que serão lançadas em 2020, contam a história da luta de um pai para salvar o filho de doenças, assim como temas relacionados ao comportamento humano no âmbito da psique, crença e fé.»

Influências: «As maiores influências no heavy metal são Avantasia, Epica, Helloween e Therion. Na música clássica, usamos as obras de Bach, Mozart e Schubert como referências para o desenvolvimento das nossas composições. O single “Sacred Blood” apresentou fortes influências de metal melódico com uma pitada de música clássica. Nos próximos singles, que serão lançados ao longo de 2020, poderão encontrar influências mais orientadas ao metal progressivo e um coro de vozes mais intenso em relação às composições iniciais da banda. Estamos muito entusiasmados por mostrar o nosso novo trabalho. Será épico!»

Review: Do Brasil, este grupo com um vasto line-up tem experimentado o público com singles, e “Sacred Blood” é um dos três que já divulgaram desde 2018. Com oito vocalistas – que passam pelo barítono, soprano e tenor –, os paulistas apresentam um som virado para o power metal neoclássico, uma experiência auditiva composta por uma paleta altamente rica e indicada para quem aprecia heavy metal rápido, energético e operático. Histórias contadas assim valem muito mais a pena.