Fredrik Åkesson e o regresso à fase death metal dos Opeth: «Não descartava essa possibilidade…»
Entrevistas 24 de Setembro, 2019 Luís Alves


Os Opeth estarão brevemente de regresso com o seu 13º álbum de estúdio, “In Cauda Venenum”, que, por aquilo que a Metal Hammer Portugal já teve a oportunidade de ouvir, estará no seguimento dos últimos três discos da banda, a fase que viu a banda de Mikael Åkerfeldt abraçar ainda mais o lado do rock progressivo e a deixar as raízes do death metal cada vez mais distantes. No entanto, estivemos à conversa com Fredrik Åkesson, guitarrista dos Opeth, e, entre outros tópicos, tentámos saber se será possível que os suecos regressem a esse lado, combinando novamente os dois mundos como fizeram de uma vez em duas experiências separadas como “Deliverance” e “Damnation”. Eis o que Fredrik teve a dizer: «Eu não descartaria essa hipótese! Quero dizer… Eu sei como é que o Mikael funciona. Se o pressionarem para que isso aconteça, não vai acontecer, por isso não o pressiono! [risos] Mas neste disco [“In Cauda Venenum”] quase que consegues ouvir um pequeno growl numa secção da primeira faixa [“Dignity”]. De facto, no último disco que fizemos, o Mikael mencionou que ia haver uma música que iria ser maior do que as outras, e ele queria trazer os growls de volta no fim dessa música, por isso ora aí está! Está a borbulhar um bocadinho nele, mas a iniciativa tem de vir dele e só dele, sem interferência da editora ou de qualquer outra pessoa que tente obrigá-lo a fazê-lo. Não quer dizer que tenhamos de dar um passo atrás e gravar o “Blackwater Park” novamente. Podes fazê-lo de outra forma, uma vez que a banda também evoluiu. Acho que não me importaria! Pode ser algo que venha a acontecer quando ninguém estiver à espera!»
O setlist de Opeth ao vivo continua a ser bastante variado, combinando músicas deste novo período com material da fase inicial da banda, o que dá a entender que, embora os suecos estejam numa nova trajectória, vão também continuar sempre a honrar o legado do seu passado, interpretando alguns dos seus temas mais conhecidos em concerto: «Ainda adoramos tocar as músicas antigas! Não nos distanciamos delas, até porque 50 a 60% do material que tocámos ao vivo recentemente foi o material antigo de death metal. Tens algumas pessoas na Internet que dizem ‘oh, [esta nova fase] é porque o Mikael já não consegue cantar em growls’, mas isto não é verdade. De facto, quando demos estes concertos no Verão, achei que os growls dele estavam ainda mais guturais e brutais do que alguma vez estiveram! Ainda conseguimos tocar bem neste estilo ao vivo! Representa as fundações dos Opeth, é algo que continuará sempre connosco em todos os concertos e poderá voltar a estar presente num álbum futuro. Não descartava essa possibilidade…»
Ao quereremos saber se achava que estava a dar esperança a alguns fãs de que a banda pudesse voltar mais ao seu lado death metal, Fredrik tem noção de que é algo que poderá vir a acontecer, mas com a firme noção de que essa decisão não passa por ele: «É algo que passa sempre pelo Mikael, uma vez que ele é o piloto principal da banda e terá sempre a ver com o que ele sente que quer fazer. Este novo disco é ligeiramente diferente dos últimos três álbuns de estúdio, mas, de certa forma, está ainda assim muito presente no mundo do hard-rock progressivo. Podes relacionar algumas secções destes últimos discos com os primeiros discos de Opeth, mas são tocadas de forma diferente. Acho que ainda conseguimos manter a atmosfera do som dos Opeth. Ainda está presente, de certa forma!»
“In Cauda Venenum” é o 13º album dos Opeth e tem lançamento a 27 de Setembro de 2019 através da Moderbolaget e Nuclear Blast.
Israthoum “Arrows from Below”
Reviews Dez 9, 2019
Fen “The Dead Light”
Reviews Dez 3, 2019
Running Wild “Crossing the Blades” EP
Reviews Dez 2, 2019
Caronte “Wolves of Thelema”
Reviews Dez 2, 2019
The Spectre Beneath: ventos de esperança
Subsolo Dez 9, 2019
Tezura: thrash, thrash, thrash!
Subsolo Dez 9, 2019
Akando: sob o signo dos totens
Subsolo Nov 19, 2019
Ascend The Hollow: a obsolescência do Homem
Subsolo Nov 5, 2019