Empyrium “Über den Sternen”
Reviews 18 de Fevereiro, 2021 Diogo Ferreira


Editora: Prophecy Productions
Data de lançamento: 26.02.2021
Género: dark metal / ambient / folk
Nota: 3.5/5
Um equilíbrio entre suave e áspero, tudo espelhado numa expressão sonora que nos permite cavar fundo até ao infinito da imaginação.
Lá do cimo de uma montanha solitária vislumbram-se florestas que se estendem até ao interminável horizonte, ruínas medievais que contam histórias em cada pedra e ribeiros que cortam caminhos, tudo motivos que inspiraram pintores, poetas e músicos germânicos – Empyrium não é excepção.
Vinte e cinco anos depois do primeiro álbum, que fora, como este novo “Über den Sternen”, lançado pela Prophecy Productions (editora fundada precisamente para o efeito), o duo alemão continua a explorar a magia e os espíritos do ambiente que os rodeia, como a beleza da natureza e relíquias humanas que viveram num longínquo passado. Com este disco, Schwadorf e Thomas Helm ecoam a reconciliação do velho com o novo, elaborando uma sonoridade que une as fundações no black metal e as abordagens folclóricas mais recentes.
Num novo disco que é mais seco, frio e directo do que o envolvente, quente e dramático “The Turn of the Tides” (2014), os Empyrium prosseguem com a utilização de instrumentos ancestrais, guitarras acústicas, pianos e vozes operáticas, mas, e será esta a surpresa de “Über den Sternen”, dão evidente ênfase ao seu lado mais tenebroso e explosivo com o reingresso de guitarras distorcidas ligadas ao doom atmosférico e aos berros desesperados, tudo baseado no tal passado black metal que não lhes sai do âmago.
Ao longo de pouco mais de 50 minutos andamos neste vai e vem de texturas sem nunca nos fixarmos num único plano e rumo, ainda que os arranjos acústicos e ambientais existam em maior número do que a ala metal. Acto contínuo, nestas oito novas faixas, os Empyrium pintam uma paisagem sónica radiante que chora diligentemente numa melancolia arrebatadora que, por vezes, exige paciência e entrega da nossa parte.
Continuando verdadeiros para com a tradição romântica das suas raízes, os Empyrium transformam os mitos, os locais sagrados e as maravilhas naturais das Montanhas do Rhön em música, num equilíbrio entre suave e áspero que admitem ter encontrado, tudo espelhado numa expressão sonora que nos permite cavar fundo até ao infinito da imaginação.
Orden Ogan “Final Days”
Reviews Mar 8, 2021
Isgherurd Morth “Hellrduk”
Reviews Mar 8, 2021
Sepulcros “Vazio”
Reviews Mar 7, 2021
Baest “Necro Sapiens”
Reviews Mar 7, 2021
Myronath: culto à Nª Srª da Morte Sagrada
Subsolo Mar 4, 2021
Solo Borges: para a frente é o caminho
Subsolo Mar 4, 2021
Royal Hell: tribunal supremo
Subsolo Mar 2, 2021
Abstrakt: cisma da humanidade
Subsolo Mar 1, 2021