Dusk of Delusion: cicatrizes de guerra
Subsolo 7 de Abril, 2020 Metal Hammer


Origem: França
Género: alternative metal
Último lançamento: “Watch Your 6” (2020)
Editora: Fantai’Zic Productions
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: Diogo Ferreira
Com dois álbuns na carreira, os Dusk of Delusion têm-se debruçado na Primeira Guerra Mundial, utilizando o seu particular metal alternativo para contar histórias emocionantes.
«Com “Watch Your 6” queríamos oferecer um álbum que fosse musicalmente mais exploratório.»
Último lançamento: «Com “Watch Your 6” queríamos oferecer um álbum que fosse musicalmente mais exploratório. Portanto, a palavra de ordem era não colocar barreiras em termos de influências por um lado, e elevar os nossos padrões e a nossa técnica musical por outro. A composição era, portanto, totalmente livre. Isso pode ser verificado, em particular, em músicas como “Verdun”, que tem estrutura informal, atmosferas evolutivas, arranjos, duração… Tudo isto tendo-se em mente que podíamos ultrapassar fronteiras com o máximo de prazer e liberdade.»
Conceito: «“Watch Your “6 é um álbum conceptual sobre a Primeira Guerra Mundial. A ideia surgiu quando estávamos em digressão a promover o nosso primeiro álbum “(F)unfair”. Além disso, vivemos na região de Lorraine, em França, que está muito marcada pelas cicatrizes dessa guerra. Portanto, a Primeira Guerra Mundial era algo que queríamos falar neste álbum. Além da guerra em si, queríamos contar histórias de pessoas comuns e os seus sentimentos e emoções enquanto viviam a guerra por conta própria. “Watch Your 6” leva-nos de volta à Primeira Guerra Mundial, para examinar a vida de soldados e civis – homens e mulheres, franceses, ingleses, alemães, russos e sérvios –, que contam as suas experiências do conflito e os sentimentos que se lhes atravessam. Propomos 10 peças poéticas e angustiantes, oscilando entre melodias e berros, violência e calma, reflectindo a loucura desse conflito mundial.»
Sonoridade: «“Watch Your 6” é um álbum muito moderno. Casa um certo ecletismo. Fomos capazes de sintetizar as nossas influências – por mais variadas que sejam – ao serviço do colectivo. É um álbum que pode falar a todas as gerações, desde o fã de 50 anos ansioso por solos de guitarra aos efémeros adeptos do metal 2.0 prontos para uma wall of death. Dusk of Delusion reúne três gerações de músicos que tentam incluir o melhor das suas influências para se oferecer uma música resolutamente ancorada no cenário actual. Cada um de nós saiu da sua zona de conforto técnico para elevar a fasquia a todos os níveis.»
Review: O nome remete-nos ao black metal e o início de “Letters To C” até nos pode fazer imaginar que se trata de uma banda dark metal, mas o que se sucede é bem diferente do pré-concebido em poucos segundos. De Nancy, França, os Dusk of Delusion praticam o chamado metal alternativo que deambula entre os campos do rock, do nu-metal e do metalcore, mas também se ouve um pouquinho de post-hardcore na faixa aqui apresentada.
Asphyx “Necroceros”
Reviews Jan 20, 2021
Therion “Leviathan”
Reviews Jan 20, 2021
Nervosa “Perpetual Chaos”
Reviews Jan 19, 2021
Wardruna “Kvitravn”
Reviews Jan 19, 2021
Vermocracy: reino dos vermes
Subsolo Jan 18, 2021
Lyonen: octanas de energia
Subsolo Jan 14, 2021
Chris Maragoth: âmago em pedaços
Subsolo Jan 14, 2021
Hurricane On Saturn: lutar e sobreviver
Subsolo Jan 14, 2021