Com dois álbuns na carreira, os Dusk of Delusion têm-se debruçado na Primeira Guerra Mundial, utilizando o seu particular metal alternativo para contar histórias... Dusk of Delusion: cicatrizes de guerra

Origem: França
Género: alternative metal
Último lançamento: “Watch Your 6” (2020)
Editora: Fantai’Zic Productions
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: Diogo Ferreira

Com dois álbuns na carreira, os Dusk of Delusion têm-se debruçado na Primeira Guerra Mundial, utilizando o seu particular metal alternativo para contar histórias emocionantes.

«Com “Watch Your 6” queríamos oferecer um álbum que fosse musicalmente mais exploratório.»

Último lançamento: «Com “Watch Your 6” queríamos oferecer um álbum que fosse musicalmente mais exploratório. Portanto, a palavra de ordem era não colocar barreiras em termos de influências por um lado, e elevar os nossos padrões e a nossa técnica musical por outro. A composição era, portanto, totalmente livre. Isso pode ser verificado, em particular, em músicas como “Verdun”, que tem estrutura informal, atmosferas evolutivas, arranjos, duração… Tudo isto tendo-se em mente que podíamos ultrapassar fronteiras com o máximo de prazer e liberdade.»

Conceito: «“Watch Your “6 é um álbum conceptual sobre a Primeira Guerra Mundial. A ideia surgiu quando estávamos em digressão a promover o nosso primeiro álbum “(F)unfair”. Além disso, vivemos na região de Lorraine, em França, que está muito marcada pelas cicatrizes dessa guerra. Portanto, a Primeira Guerra Mundial era algo que queríamos falar neste álbum. Além da guerra em si, queríamos contar histórias de pessoas comuns e os seus sentimentos e emoções enquanto viviam a guerra por conta própria. “Watch Your 6” leva-nos de volta à Primeira Guerra Mundial, para examinar a vida de soldados e civis – homens e mulheres, franceses, ingleses, alemães, russos e sérvios –, que contam as suas experiências do conflito e os sentimentos que se lhes atravessam. Propomos 10 peças poéticas e angustiantes, oscilando entre melodias e berros, violência e calma, reflectindo a loucura desse conflito mundial.»

Sonoridade: «“Watch Your 6” é um álbum muito moderno. Casa um certo ecletismo. Fomos capazes de sintetizar as nossas influências – por mais variadas que sejam – ao serviço do colectivo. É um álbum que pode falar a todas as gerações, desde o fã de 50 anos ansioso por solos de guitarra aos efémeros adeptos do metal 2.0 prontos para uma wall of death. Dusk of Delusion reúne três gerações de músicos que tentam incluir o melhor das suas influências para se oferecer uma música resolutamente ancorada no cenário actual. Cada um de nós saiu da sua zona de conforto técnico para elevar a fasquia a todos os níveis.»

Review: O nome remete-nos ao black metal e o início de “Letters To C” até nos pode fazer imaginar que se trata de uma banda dark metal, mas o que se sucede é bem diferente do pré-concebido em poucos segundos. De Nancy, França, os Dusk of Delusion praticam o chamado metal alternativo que deambula entre os campos do rock, do nu-metal e do metalcore, mas também se ouve um pouquinho de post-hardcore na faixa aqui apresentada.