Num frenesim de caos actual, “The Pendulum” prepara os fãs para uma demonstração de peso excedida por riffs e momentos realmente incríveis. Candlemass “The Pendulum” EP

Editora: Napalm Records
Data de lançamento: 27.03.2020
Género: doom metal
Nota: 4/5

Num frenesim de caos actual, “The Pendulum” prepara os fãs para uma demonstração de peso excedida por riffs e momentos realmente incríveis.

Um lançamento dos Candlemass é digno de notícia no mundo do metal, sobretudo no mundo do doom e do heavy. Ora, num frenesim de caos actual, “The Pendulum” prepara os fãs para uma demonstração de peso excedida por riffs e momentos realmente incríveis, num grande desempenho do icónico Leif Edling que nos agracia com um profundo timbre vocal que não deixa ninguém indiferente.

Após o novo “The Door to Doom” – que obteve críticas muito positivas –, os suecos não gostam de estar parados durante muito tempo, e prepararam-nos este “The Pendulum”, um EP de seis faixas que é uma espécie de aftermath do 12º álbum e que nos conduz para um próximo disco de longa-duração. São seis temas carregados de presença doom e de variações heavy metal que, em faixas como “The Pendulum”, “Snakes Of Goliath” e “Porcelain Skull”, tomam uma toada mais acelerada em muitos momentos, com excelentes solos e riffs, fortemente suportados pela bateria doom de Jan Lindh. A título de curiosidade, neste EP podemos ouvir “Porcelain Skull”, uma das melhores faixas, que também está presente no álbum “The Fire I Long For” (2019) dos Avatarium. Marcus e Jennie, dos Avatarium, adoraram a música que não estava a ser usada no momento pelo grupo sueco e ambas as bandas decidiram usar a faixa nos seus lançamentos; portanto, o tema pode ser ouvido nas interpretações de Candlemass e Avatarium.

De notar o excelente desempenho da banda e produção mais ‘crua’, que torna esta gravação ainda mais doom, tal como deve ser. “The Pendulum” é uma bela entrada para um álbum de Candlemass que tem sempre uma incrível qualidade, tanto em termos líricos, de produção e de sonoridade. Indubitavelmente, os grandes temas são “Porcelain Skull” com uma potente vocalização de Leif Edling e um desempenho espectacular de Lars Johansson e Mats Björkman, “Snakes Of Goliath” é uma absoluta rajada sonora, sendo uma fantástica faixa com muito heavy metal à mistura, e “The Pendulum” mostra-nos uma demo ‘cruamente’ preparada, sendo esta a mais veloz do EP.

AQUI a conversa com Leif Edling sobre este EP.